Você está em: Início > Notícias > Inauguração de Instalação | Estruturas em pedra . Concepção e Experimentação Estrutural

Inauguração de Instalação | Estruturas em pedra . 'Concepção e Experimentação Estrutural'

20 de maio de 2022, 6.ª feira, 12h40, FAUP

Desde 2018 que a FAUP, através da unidade curricular Concepção e Experimentação Estrutural, propõe aos seus estudantes explorar as capacidades estruturais e construtivas dos materiais num objeto construído.

Nos anos anteriores, construíram-se estruturas em betão ultra-leve, ferrocimento ou alumínio. O exercício, para além de permitir aos estudantes o contacto com materiais e aprender as realidades do mundo da construção, é igualmente uma oportunidade para explorar soluções inovadoras para a indústria.

Neste contexto, é inaugurada no dia 20 de maio, 6.ª feira, às 12h40, a instalação de três estruturas em pedra.

Esta instalação materializa o exercício proposto aos estudantes da FAUP que, este ano letivo, teve como desafio a utilização da pedra natural enquanto material construtivo e estrutural, em especial a pedra extraída que resulta em resíduo e não é aproveitada. Cerca de 75% da pedra que é extraída em pedreiras não é aproveitada, indo para aterros/escombreiras ou produção de brita, o que resulta num impacto ambiental considerável.

Outro impacto mais representativo, à escala do mundo da construção, é a potencial redução de emissões de CO2 (entre 60% e 90%) na construção de uma parede de pedra estrutural em pedra maciça quando comparada com uma parede da mesma espessura em betão armado.

A tecnologia aqui explorada, em três objectos com expressividades e tecnologias distintas, utiliza esta pedra considerada "sem valor" e representa um potencial caminho para indústria, alinhada com os objetivos da sustentabilidade e da economia circular.

Este primeiro exemplo visa igualmente sensibilizar os futuros arquitectos para a viabilidade e o potencial que a pedra, enquanto material estrutural, pode ter no Projecto de Arquitectura.

Com a pedra fornecida pela Filstone, em estrita colaboração com o arquitecto Jeremy Pernet, este projecto contou, também, com o apoio da Artworks e da Mota-Engil.

Unidade curricular - Concepção e Experimentação Estrutural | MIArq
Coordenação - Edgar Brito, Rui Póvoas

Copyright 1996-2022 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-07-07 às 17:51:04 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias