Aula aberta da UC Construção 3
''I/Engenheirar'' Madeira' com Hélder Augusto Moreira dos Santos
22 de fevereiro de 2022 [nova data], 3.ª feira, 14h30, videoconferência

Casa da Estrela, de Aires Mateus © João Guimarães
No dia 22 de fevereiro [nova data], 3.ª feira, às 14h30, vai decorrer a aula aberta da unidade curricular Construção 3 intitulada '"I/Engenheirar" Madeira' com o arquitecto Hélder Augusto Moreira dos Santos.A aula é presencial para os estudantes inscritos em Construção 3 e por videoconferência para a comunidade em geral (via zoom), mediante inscrição prévia no formulário.
A aula aberta irá incidir sobre a madeira, a sua estética e comportamento; o conforto no habitar e a sua incrível potencialidade, como recurso natural e as suas diferentes aplicações; escolhas conscientes: como o ritmo de crescimento das árvores deveria condicionar as nossas escolhas aquando a elaboração do projeto; do armazenamento do carbono à dinâmica das chuvas; como podemos aumentar o tempo de vida da madeira com o método ingenious; e o que significa optar por práticas de design biofílico. Hélder Augusto Moreira dos Santos nasceu em Vila Nova de Gaia no ano de 1980. Entre os anos 1999-2004 frequentou a licenciatura de Arquitectura na Universidade Lusíada-Porto. No ano de 2005 ingressou para Ordem dos Arquitectos com o número 13463, com estágio realizado no gabinete Dual do Arq. Henrique Fabião, com destaque para o projecto das moradias da Rua da Índia-Porto. A paixão pelos pormenores e pela arte da carpintaria levou-o a ingressar em 2005 na J & J Teixeira S.A. Participou em obras de referência como Sheraton de Lisboa; Theatre Auditorium de Poitiers, Hotel de Mosteiro de Alcobaça assim como no desenvolvimento do projeto das instalações da J&J Teixeira S.A., bem como do complexo habitacional Alto do Parque em Avintes. Ao longo do seu percurso existiram sempre grandes motivações à observação da natureza e do meio envolvente, captando todas essas sensações através do desenho e da pintura. A escultura é uma paixão adormecida, onde experimenta a escala e a proporção. A arte que mais prazer lhe dá desenvolver é a arquitectura, tendo sempre em conta que esta é o encontro das suas memórias.
Unidade curricular - Construção 3 | MIARQDocentes - Clara Pimenta do Vale (regente), Ana Isabel da Costa e Silva e José Lobo Almeida
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).
Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.
A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.
