Você está em: Início > Notícias > Parceria FAUP . OASRN | Formação Arquitetando uma estratégia. Técnicos mediadores no âmbito do Programa 1.º Direito

Parceria FAUP . OASRN | Formação 'Arquitetando uma estratégia. Técnicos mediadores no âmbito do Programa 1.º Direito'

1 a 22 de fevereiro de 2022, FAUP

A Formação 'Arquitetando uma estratégia. Técnicos mediadores no âmbito do Programa 1.º Direito' é promovida pelo Conselho Diretivo Regional Norte (CDRN) da Ordem dos Arquitetos (OA), em parceria com a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), o Município do Porto e a MatosinhosHabit, EM, e vai ter lugar de 1 a 22 de fevereiro de 2022, em contexto híbrido - online e presencial -, nas instalações da FAUP.

Dirigida a arquitetos inscritos na OA na Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos (OA-SRN), a formação 'Arquitetando uma estratégia' pretende recriar o processo de instrução de candidaturas ao programa 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, tendo em conta as diferentes variáveis e pontos críticos em presença, e sedimentar uma metodologia de implementação exemplar do ponto de vista financeiro, urbanístico e social, passível de ser replicada em outros contextos.

Com esta formação, espera-se, também, a criação de uma bolsa de técnicos que permita, aos municípios que venham a estabelecer protocolo com o CDRN, estruturar e acelerar o processo de instrução de candidaturas ao 1.º Direito, conciliando eficácia, rapidez e qualidade de resposta.

O curso é coordenado por Aitor Varea Oro, arquiteto e investigador no Centro de Estudos em Arquitetura e Urbanismo (CEAU) da FAUP, e Sílvia Jorge, arquiteta e investigadora no Centro de Investigação em Território Urbanismo e Arquitetura – Instituto Superior Técnico de Lisboa. A equipa de formadores inclui também Clara Pimenta do Vale, arquiteta, professora e investigadora no CEAU-FAUP, bem como técnicos dos dois municípios envolvidos.

A formação 'Arquitetando uma estratégia' surge no contexto do protocolo firmado em setembro de 2021 entre a FAUP, a OA-SRN e a MatosinhosHabit destinado à implementação conjunta de um programa formativo no âmbito do programa '1.º Direito', contando ainda com a experiência adquirida no âmbito do “Programa Ponte”, dirigido para a reabilitação das “ilhas” do município do Porto, também parceiro desta iniciativa.

O protocolo tem como principal objetivo preparar um conjunto de técnicos para responder de forma rápida e eficaz às solicitações relacionadas com toda a regulamentação do programa '1.º Direito', incluindo no apoio às candidaturas deste programa, tendo como base uma estrutura pedagógica adaptável às alterações institucionais e legislativas, às práticas em curso e aos resultados a alcançar ao nível habitacional.

Sobre este protocolo, Aitor Varea Oro, arquitecto e investigador no CEAU-FAUP, refere que "a Universidade deve ter um papel ativo na transformação da sociedade, o que exige mobilizar o conhecimento disponível em benefício de quem mais precisa. É necessário ter em mente que as pessoas em situação de carência habitacional são as que estão mais expostas à adversidade e, ao mesmo tempo, as que menos recursos têm para sair dessa situação". "Esta parceria permite formar uma nova geração de técnicos capaz de estabelecer a mediação entre os promotores dos programas disponíveis e os destinatários, que, sem apoio externo, dificilmente conseguiriam usufruir dos mesmos, permitindo avançar, em simultâneo, para a qualificação e humanização das nossas cidades", explica o investigador.

Mais informações em www.oasrn.org
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-01-25 às 13:08:58 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais