Você está em: Início > Notícias > 17.º Concurso Saint-Gobain para estudantes de arquitectura | Varsóvia 2022

17.º Concurso Saint-Gobain para estudantes de arquitectura | Varsóvia 2022

Registo até 31 de março de 2022, na plataforma do Concurso

O International Saint-Gobain Architecture Student Contest (anteriormente Multi Comfort Student Contest) é um concurso em duas fases: uma primeira, Nacional, na qual são selecionados os finalistas para a fase Internacional, que decorre em Varsóvia, entre 8 e 10 de junho.

Pela primeira vez, esta 17.ª edição contará com uma fase nacional Portuguesa, com a participação da FAUP e da Escola de Arquite​tura, Arte e Design (EAAD) da Universidade do Minho, e o suporte dos docentes Clara Vale (FAUP) e Paulo Mendonça (EAAD).

O objectivo do International Saint-Gobain Architecture Student Contest é desenvolver um projecto baseado na sustentabilidade, tanto para as pessoas como para o planeta. Pretende-se que os edifícios sejam altamente eficientes em termos energéticos, com baixa pegada de carbono, proporcionando um ambiente confortável, de modo a criar melhores espaços de vida, trabalho e lazer.

Esta edição propõe o desenvolimento de um projecto de revitalização de uma área localizada junto à estação ferroviária de Warszawa Wschodnia (Varsóvia Oriental), através de uma combinação de funções de ativação social e funções residenciais.

Pretende-se:
  1. criar um centro de encontro e entretenimento num terreno de 14.500 m2 num antigo edifício de uma fábrica (classificada), tendo em conta as diretrizes dos responsáveis pela conservação e património;
  2. projectar apartamentos de estudantes na nova parte residencial a criar no restante quarteirão.
Os parâmetros de eficiência energética e de análise de ciclo de vida devem ser justificados por cálculo.

O júri nacional será anunciado brevemente.

Sessões de formação

One Click LCA

Gravação da Sessão 1 | Apresentação PDF

Gravação da Sessão 2 | Apresentação PDF