Você está em: Início > Notícias > Candidaturas | Programa de Doutoramento em Arquitectura 2022.2023

Candidaturas | Programa de Doutoramento em Arquitectura 2022.2023

1.ª fase: 3 de janeiro - 28 de fevereiro 2022
2.ª fase: 1 de março - 13 de maio 2022
3.ª fase: 19 - 25 de julho 2022

O Programa de Doutoramento em Arquitectura da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto visa assegurar uma formação qualificada de nível de Terceiro Ciclo de Estudos na qual as questões da arquitetura, da organização do espaço e da representação são articuladas com o exercício da crítica e do pensamento teórico, consubstanciando um entendimento rigoroso e inovador das práticas de projeto e de investigação, numa perspetiva interveniente disciplinar social e cultural.

O Programa de Doutoramento em Arquitectura é um ciclo de estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Mais informações sobre o Programa de Doutoramento em Arquitectura

Estrutura curricular

1.º ano
Seminário de Projecto de Tese | Condicionado à Opção de Estudos
Unidades curriculares semestrais
Seminário de Investigação 1 e 2 | Condicionados à Opção de Estudos
Teoria 1 e 2

Métodos de Investigação 1 e 2
Optativa 1 e 2
A estrutura do primeiro ano curricular compreende um âmbito comum de ensino-aprendizagem de conhecimentos avançados de teoria e metodologia, no domínio da arquitectura e do urbanismo, e seminários de projecto tese e investigação que contemplam 5 opções de estudos. O 1.º ano curricular finaliza com a apresentação e defesa do Projeto de Tese em Painel de Aferição.

2.º e 3.º anos
Tese de Doutoramento

Os dois anos subsequentes são dedicados à elaboração da tese, sob orientação científica de um docente ou investigador da Faculdade de Arquitectura ou da Universidade do Porto, eventualmente integrado numa equipa de co-orientadores (inclusive externos à instituição). A prossecução dos trabalhos da tese é acompanhada e monitorizada através da realização das Práticas de Investigação e da revisão da problemática da tese, com a apresentação do Relatório de Progresso, no início do 3.º ano do programa de doutoramento.

Opções de Estudos

A — Projecto do Espaço Habitacional e Formas do Habitar [informações]

O Habitar, abordado nos diferentes domínios, variações conceptuais e escalas, é o tema central em torno do qual se investiga com o propósito de aclarar os fundamentos que, em cada circunstância, o impulsionam, determinam e validam, através de processos que convocam o saber e instrumentos específicos da Arquitectura.

B — Arquitetura: Teoria Projecto História [informações]

Propomos a construção aberta de uma tese, partindo de uma das modalidades – teoria, projecto, história –, na convergência das outras duas sempre presentes, enquanto reflexos ou desdobramentos de problemas que as intersectam e reúnem na unidade multifacetada do saber arquitectónico ao longo do tempo.

C — Dinâmicas e Formas Urbanas [informações]

Em maré de globalização e de acelerada metamorfose das tecnologias e dos modos de organização social, a urbanização é um processo-chave para compreender os distintos modos de territorialização da sociedade e dos seus artefactos mais persistentes. Todo o mundo é composto de mudança, escreveu o poeta - o desafio é entendê-lo.

D — Património Arquitetónico [informações]

A presente opção de estudos visa proporcionar o necessário enquadramento para a realização de uma investigação de nível avançado na área do património arquitetónico, possibilitando o estudo aprofundado das múltiplas questões que, nas diferentes escalas, são suscitadas pela sua salvaguarda e valorização.

E — Teoria e Práticas do Projecto [informações]

Investigar a Arquitectura através do projecto-de-arquitectura implica um movimento do olhar, ora no sentido da teoria, ora no sentido das suas práticas, implicando a consideração dos próprios métodos do fazer arquitectura enquanto referências para o pensar e o investigar.

Docentes

Alexandre Alves Costa, Álvaro Domingues, Ana Silva Fernandes, André Carinha Tavares, Carlos Machado, Clara Pimenta do Vale, Domingos Tavares, Eliseu Gonçalves, Filipa de Castro Guerreiro, Gisela Lameira, Helder Casal Ribeiro, João Pedro Serôdio, João Pedro Xavier, Joaquim Moreno, José Miguel Rodrigues, José Pedro Sousa, Luís Soares Carneiro, Luís Urbano, Maria José Casanova, Marta Oliveira, Marta Rocha, Nuno Brandão Costa, Nuno Valentim, Pedro Alarcão, Raquel Paulino, Rodrigo Coelho, Rui J. G. Ramos, Rui Mealha, Rui Póvoas, Teresa Calix, Teresa Cunha Ferreira, e Vítor Silva

Docentes Convidados:

Ana Tostões [IST Técnico Lisboa], Aurora Carapinha [U. Évora], Carmen Espegel [ETSAM], Cristina Cavaco [FA-Ulisboa], Jorge Figueira [DARQ-FCTUC], José Aguiar [FA-Ulisboa], José Virgílio Borges Pereira [FLUP], Juan Sabater Andreu [ETSAV-UPC], Maria Manuel Oliveira [EAAD], Marta Labastida [EAAD], Paulo Farinha Marques [FCUP], Sérgio Mah

Conferencistas Convidados:

Andy van den Dobbelsteen [TU Delft], Bruno Marchand [EPFL], Daniel Movilla [Umeå University], Maria Filomena Molder [FCSH-UNL]

[em atualização]

Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo

Possibilidade de articulação com projectos de investigação em curso no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP.

Teses defendidas

Lista de teses desenvolvidas e defendidas no Programa de Doutoramento em Arquitectura disponível no repositorio-aberto.up.pt.

Serviços Académicos e Internacionais
E-mail | servicos.academicos@arq.up.pt
Telefone | (+351) 220425520 / 220425521

Copyright 1996-2022 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas