Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Abertura de pré-candidaturas a mobilidade | 2022.2023

Abertura de pré-candidaturas a mobilidade | 2022.2023

15 de dezembro 2021 a 15 de janeiro 2022 (fase 1) / 01 a 08 de fevereiro 2022 (fase 2)

A Internacionalização faz parte intrínseca da missão da Universidade do Porto.
O processo de internacionalização apresenta-se como estruturante da atividade de investigação, ensino e serviço à comunidade universal e é essencial à estratégia de desenvolvimento da instituição.
O estabelecimento de protocolos de cooperação, a integração em várias redes e grupos de cooperação interuniversitária internacional e a participação ativa num número significativo de programas comunitários de ensino, formação e investigação têm sido objetivos estratégicos da  afirmação internacional.

Mobilidade Bilateral

Na prossecução dos objectivos da política de internacionalização, a FAUP mantém e promove iniciativas para estabelecer protocolos com universidades parceiras em todo o mundo, participando em programas com várias Universidades Europeias no âmbito do Programa ERASMUS, e também com Universidades na América Latina (Brasil, Chile, Argentina), África (Moçambique e Angola).

Informações adicionais sobre o Erasmus+: 
ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/about_pt

Condições de Elegibilidade Gerais

Estudantes matriculados na U.Porto e inscritos num programa de estudos conducente a grau reconhecido. No caso de mobilidade de estudos, o estudante deverá, no momento da mobilidade, estar a frequentar, pelo menos, o segundo ano de estudos no Mestrado Integrado em Arquitectura.

Critérios de seleção específicos

São admitidas candidaturas à frequência de Faculdades de Arquitectura estrangeiras dos estudantes que forem realizar o 3.º ano, o 4.º ano ou um semestre do 5.º ano de Mestrado Integrado em Arquitectura e que no momento da pré-candidatura:

  • Sejam estudantes do 2.º, 3.º ou 4.º ano do Mestrado Integrado em Arquitectura e que estejam inscritos e/ou tenham concluído pelo menos 45 ECTS desse ano;
  • Tenham o 1.º ano concluído, até 31 de julho do ano académico anterior;
  • São admitidas, ainda, candidaturas de estudantes que, no momento da pré-candidatura tenham ingressado no 3.º ou 4.º ano de MIARQ, tendo frequentado e concluído um ano letivo e tenham obtido, até 31 de julho do ano académico anterior, aproveitamento na FAUP a um mínimo de 60 ECTS.
  • Têm prioridade os estudantes que não tenham realizado nenhum período de mobilidade.

O preenchimento das vagas disponíveis depende do processo de pré-seleção efectuada pelo Serviço de Mobilidade.

Os estudantes devem, no prazo anualmente fixado pelo Serviço de Mobilidade, instruir o seu processo de candidatura com os elementos solicitados.

Pré-candidatura

A pré-candidatura realiza-se em formulário próprio disponível online, no sistema de informação da U.Porto, em www.arq.up.pt após registo de utilizador, e deve ser submetido de:

1.º fase | 15 de dezembro de 2021 a 15 de janeiro 2022 
2.ª fase | 01 a 08 de fevereiro 2022


Submeter a Pré-Candidatura (online)


A submissão do formulário pressupõe o pagamento de uma caução no valor de 50 ¤ a ser paga, nos prazos fixados para o efeito, após os resultados provisórios e antes da candidatura à instituição de destino, através da Conta Corrente do estudante => separador (despesas não saldadas) => clicar no ícone MB associado à caução => Atribuir.

São excluídos da fase de candidatura à universidade de destino os estudantes que não efetuem o pagamento da caução no prazo fixado.

As vagas resultantes da exclusão dos candidatos na situação referida anteriormente são atribuídas, automaticamente, e em conformidade com o disposto no art.º 5.º do regulamento em vigor, aos candidatos que tenham indicado essa instituição como preferência no formulário de pré-candidatura.

A caução é devolvida ao estudante no momento da entrega, no Serviço de Mobilidade FAUP, da cópia do Statement Period of Studies com a data de regresso, assinado e carimbado pela instituição de destino, cumprido o período previsto para a mobilidade.

O referido valor só é devolvido ao estudante mediante solicitação por email para os serviços académicos - serviço de mobilidade (mobile@arq.up.pt), com a indicação do IBAN.

Prazos

1.ª fase

  • pré-candidaturas — 15 de dezembro 2021 a 15 de janeiro 2022
  • resultados provisórios — 17 de janeiro 2022
  • pagamento de caução — 18 a 24 de janeiro 2022
  • reclamações — 18 a 20 de janeiro 2022
  • publicação de resultados finais — 28 de janeiro 2022

No caso de haver estudantes admitidos mas não colocados após a publicação dos resultados , haverá lugar a uma 2ª fase de candidaturas aberta exclusivamente para estes candidatos, desde que a caução se encontre paga, e apenas para as vagas ainda disponíveis.

2.ª fase

  • pré-candidaturas — 01 a 08 de fevereiro 2022
  • publicação final — 09 de fevereiro 2022
  • fecho dos procedimentos — 01 março de 2022

Formulário contrato de Estudos - 28 janeiro a 28 de fevereiro de 2022 (SIGARRA da FAUP)

Fórmula de Seriação

1 - Os candidatos são seriados por ordem decrescente e com base na média ponderada da classificação obtida no conjunto das unidades curriculares já realizadas até ao ano letivo anterior, arredondada às centésimas;

2 - Em caso de empate, será tida em consideração a média da classificação obtida no conjunto das unidades curriculares de Projeto realizadas nos anos letivos anteriores. 

3 - Em caso de empate resultante destes dois critérios será tida em consideração a média da classificação obtida no conjunto das unidades curriculares de Desenho (1 e 2), realizadas nos anos lectivos anteriores

Vagas

As vagas disponíveis podem ser consultadas em: Vagas 2022.2023

 A FAUP encontra-se em processo de renovação dos seus acordos. Assim, a lista de vagas poderá sofrer alterações ao longo da convocatória. Os interessados deverão verificar regularmente a lista de vagas disponíveis, e alterar (se assim o entenderem) as suas escolhas, durante o período de pré-candidaturas.

Informações complementares

Não são aceites candidaturas a mobilidade após os prazos definidos para o efeito.
Na indicação das preferências quanto às instituições de destino, os candidatos deverão ter em consideração:

  • A possibilidade de serem obrigatórios conhecimentos suficientes ou certificados de Inglês e/ou da Língua de ensino do país de destino;
  • O plano de estudos disponibilizado pela universidade de destino de forma a verificarem a compatibilidade de programas de estudo entre as duas instituições;
  • Qualquer outro tipo de requisitos específicos (devem consultar o site das universidades);
  • As questões de qualidade de vida, custos, qualidade das instituições, expectativas profissionais;
  • Possibilidade de receber bolsa de apoio à mobilidade;
  • O aconselhamento junto do Coordenador Científico.

Outras regras específicas relativas à candidatura — subvenção Erasmus+

  1. Para efeitos de candidatura à subvenção Erasmus+, e tendo por base a experiência dos anos/projetos anteriores no que respeita ao financiamento disponível, será considerada a duração total das propostas de mobilidade Erasmus+ submetidas pelos candidatos até ao máximo previsto pela Agência Nacional Erasmus+.
  1. A Agência Nacional Erasmus+ atribuiu financiamento para até 4 meses (120 dias) para as mobilidades de estudos*

    a) Mobilidades SMS com duração até 4 meses devem ser integralmente financiadas (apoio individual a 100%)
           b) Mobilidades SMS com mais de 4 meses de duração podem ser subvencionadas com dias a "bolsa zero", 
               desde que  seja  assegurada "bolsa mínima" (SMS: 4 meses).

      3. No caso de se verificar que o financiamento disponível não é suficiente para suportar todas as propostas
          de  mobilidade, poderá ser necessário avaliar a possibilidade de implementar as mobilidades a “bolsa-zero” (0¤),
          em  parte ou na totalidade da duração das mesmas.

 * Nos casos em que a estrutura curricular do ciclo de estudos na U.Porto só permita acomodar mobilidades anuais, desde que devidamente fundamentadas, a Coordenação Institucional irá aceitar a proposta anual, considerando 8  meses de bolsa no total dos 2 semestres.  

Programa Almeida Garrett (Portugal)

O programa Almeida Garrett é um programa de mobilidade interna de estudantes do ensino superior público universitário que oferece a possibilidade de efetuar um período de estudos , com reconhecimento académico, numa das universidades portuguesas que participam no programa.

À semelhança dos restantes programas de mobilidade, no âmbito do Programa Almeida Garrett, os estudantes deverão pagar as propinas na sua instituição de origem, ficando isentos do pagamento na instituição de destino durante a  mobilidade. Não existe qualquer bolsa de apoio à mobilidade.

Quem pode candidatar-se

São elegíveis ao Programa Almeida Garrett todos os estudantes que se encontrem inscritos na U.Porto no ano lectivo 2021/2022 e que pretendam realizar a sua mobilidade no ano lectivo 2022/2023:

  • Os estudantes de 1.º ciclo só poderão efectuar a sua mobilidade a partir do 2.º ano e desde que disponham, no mínimo, da aprovação a 60 ECTS;
  • Os estudantes de 2.º ciclo só poderão efectuar a sua mobilidade no 2.º semestre e com a duração desse semestre;

NOTA: os estudantes interessados em realizar mobilidade Almeida Garrett devem enviar email para mobile@arq.up.pt, indicando a instituição de destino, até 15 de abril.


Universidades que fazem parte do Programa Almeida Garrett:

Instituições parceiras

  • Universidade dos Açores
  • Universidade de Aveiro
  • Universidade do Algarve
  • Universidade da Beira Interior
  • Universidade de Coimbra
  • Universidade de Évora
  • Universidade de Lisboa
  • Universidade da Madeira
  • Universidade do Minho
  • Universidade Nova de Lisboa
  • Universidade Técnica de Lisboa
  • Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • ISCTE 

Mais informações

www.arq.up.pt (Portal Académico/ Mobilidade/ Regulamento de Mobilidade FAUP)

Normas de candidatura_Erasmus_2022_2023
Normas de candidatura_Acordos de Cooperação

Contactos

Serviços Académicos

Mobilidade 
mobile@arq.up.pt
T: (+351) 220 425 419

Atendimento presencial: marcação online

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-01-25 às 15:22:36 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais