Você está em: Início > Notícias > CEAU | Concurso internacional de Desenho e Fotografia (DPIc) - Espaço e Identidade das Universidades: Visual Spaces of Change (VSC)

Candidaturas até 31 de dezembro de 2021

O Concurso Internacional de Desenho e Fotografia (DPIc) - Arquitectura, Arte e Imagem – UTOPIA 500 é direcionado para o Espaço e a Identidade das Universidades, e é aberto a toda a comunidade académica.

O tema nuclear do concurso é a ideia de Utopia e de Espaços Visuais de Mudança (VSC), tendo como enfoque os espaços e identidade das Universidades. O concurso é organizado pelo grupo de investigação AAI (FAUP) integrado no centro de I&D da FAUP (CEAU) e a AEFAUP, em parceria com as Associações de Estudantes de todas as outras Faculdades da U. Porto, sendo promotores o consórcio do projeto de investigação VSC, contando com o apoio institucional da Reitoria da U. Porto e da FAUP.

A coordenação do concurso é da responsabilidade do Centro de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU/FAUP) através do seu grupo de investigação AAI e o Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (CETAPS/FLUP).

Visual Spaces of Change (VSC) é a primeira etapa de um projeto de Arquitetura, Arte, Imagem e Inovação (AAI2) sobre dinâmicas emergentes de mudança na Área Metropolitana do Porto (AMP). Projetos de Fotografia Contemporânea (CPP) serão desenvolvidos e implementados em locais específicos, concebidos como "narrativas visuais" que interferem intencionalmente com o território metropolitano num exercício de representação autorreflexiva de seu próprio processo de mudança urbana. Esta rede de espaços públicos e coletivos constituirá um "Museu Aberto" na AMP, estimulando instituições artísticas e culturais a ampliar seu alcance e participação no espaço público (ver mais informação no cap.VIII).

As ideias-chave presentes no concurso Desenho e Fotografia (DPIc) - Architecture, Art and Image – UTOPIA 500 são abrir as Universidades à Sociedade Civil através dos diversos projetos submetidos, mostrando a riqueza multifacetada de atividades, vivências e arquitecturas que assistem às Instituições de Ensino e dos seus diversos espaços de vivência e trabalho.

Os candidatos, individualmente ou em equipa, deverão explorar de forma criativa o universo do Desenho e da Fotografia transmitindo, por um lado, um “outro olhar” sobre cada Faculdade e a forma como se relaciona com a Cidade, ou seja, uma visão crítica e poética sobre os espaços e vivências que as caracterizam e dão identidade, revelando facetas que antes estavam invisíveis ou esquecidas. Por outro lado, oferecer uma visão prospetiva e utópica sobre estes espaços de ensino o que significa um trabalho onde o desenho e a fotografia estão presentes e direcionam o desígnio do criador como instrumentos do pensamento e imaginação permitindo ampliar uma ideia de Arquitectura e de Cidade, bem como da apropriação e vivência dos seus espaços.

Mais informações em www.scopionetwork.com
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-12-08 às 13:58:45 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais