Você está em: Início > Notícias > Coorganização FAUP | Exposição Eileen Gray: E.1027

Coorganização FAUP | Exposição 'Eileen Gray: E.1027'

27 de novembro de 2021 a 27 de fevereiro de 2022, Museu Nacional de Arte Contemporânea (Lisboa)

A Exposição 'Eileen Gray: E.1027', depois de ter passado pelo Mebanne Hall em Austin, no Texas (2017), Akademie der Künste, em Berlim (2019), FAUP (2019) e Euskadiko Arkitektura Institutua, em San Sebastián (2021), vai ser apresentada de 26 de novembro de 2021 a 27 de fevereiro de 2022 no Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC), em Lisboa. A exposição conta com curadoria dos arquitectos Wilfried Wang, Peter Adam (1929-2019) e Carolina Leite (CEAU-FAUP).

A inauguração decorre às 17h00 do dia 27 de novembro, no MNAC, e será antecedida às 15h30 pela mesa redonda com Wilfried Wang, Rosamund Diamond, Carlos Machado e Moura e Ana Tostões.

A apresentação da exposição em Lisboa é uma coorganização da FAUP e do seu Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU-FAUP), do Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC), The University of Texas at Austin, O'Neil Ford Chair in Architecture e  Euskadiko Arkitektura Institutua (EAI).

Mesa redonda 'Eileen Gray: E.1027'

27 de novembro, 15h30
— Átrio do MNAC

Wilfried Wang
Genius versus Envy: E.1027 as an experiment

Rosamund Diamond
Eileen Gray and Marcel Duchamp

Carlos Machado e Moura
Sliding folding window. Eileen Gray. Building views

Ana Tostões
Eileen Gray, a modern Pioneer

Sobre a Exposição 'Eileen Gray: E.1027'

Aos 52 anos, a casa E.1027 foi a primeira incursão de Eileen Gray no mundo da arquitetura, concretizada em conjunto com o seu então companheiro Jean Badovici, arquiteto, crítico e editor da revista de vanguarda L’Architecture Vivante. A casa E.1027 localiza-se na encosta rochosa da Côte d‘Azur em Roquebrune Cap Martin, no sudeste da França.

Para Gray, mais do que a oportunidade de aplicar novos conceitos espaciais, a casa E.1027 seria um manifesto, revisitado nos seus subsequentes projetos, no qual todas as vertentes artísticas estão interligadas, com destaque para a arquitetura e o design. No projeto, uma das referências maiores do movimento modernista, todos os elementos da casa são desenhados no sentido de uma harmonia global: mais do que as paredes, é o mobiliário que define e caracteriza os espaços.

A exposição decorre de um processo de investigação que envolveu uma equipa de estudantes e colaboradores do escritório Hoidn Wang Partner, em Berlim, sob a direção de Wilfried Wang, co-curador desta exposição, com o apoio de Peter Adam (1929-2019), amigo pessoal de Eileen Gray.

O projeto de investigação culminou na reprodução à escala real de todos os elementos que compõem o quarto principal da casa E.1027, proporcionando aos visitantes da exposição a possibilidade de emergir num dos espaços icónicos da arquitetura do século XX, na sua dimensão material através das cores, texturas, materiais, proporções, escalas e que permitirão revelar as caraterísticas singulares da arquitetura da casa E.1027. Muitos destes objectos foram realizados por estudantes da FAUP, em workshops coordenados pelo Professor Alberto Lage em 2019.

Eileen Gray

Nasceu em 1878, na Irlanda. Em 1898 entrou na Slade School of Arts, em Londres, para estudar pintura e, em 1902, muda-se para Paris. Entre 1926 e 1929, projeta com o arquiteto romeno Jean Badovici a casa de férias E.1027, em Roquebrune Cap Martin, no sudeste da França. Em 1937, Le Corbusier convida Eileen Gray a expor um dos seus trabalhos no Pavillon des Temps Nouveaux, em Paris. Em 1954, aos 76 anos, começa a construção da casa Lou Pérou, nas proximidades de Saint Tropez. Ao longo da sua vida, continua a desenvolver diversos projetos que nunca chegam a ser construídos. Morre aos 98 anos em 1976, em Paris.

Mais informações em www.museuartecontemporanea.gov.pt
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-12-07 às 01:05:01 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais