Candidaturas | Unidade de Formação InovPed | Cultura Digital - Espaço(s) de Habitar
Candidaturas online: 25 de outubro - 26 de novembro de 2021
[25 de outubro - 26 de novembro de 2021]
A frequência e aproveitamento da Unidade de Formação InovPed 'Cultura Digital - Espaço(s) de Habitar' possibilita a creditação automática no 3.º, 4.º ou 5.º ano do plano de estudos de MIArq como Opção U.Porto, bastando que os estudantes enviem um e-mail com o assunto "Creditação INOVPED" para servicos.academicos@arq.up.pt, após terem obtido aproveitamento, com a informação sobre o ano curricular em que desejam que a mesma seja creditada (*).
O uso das tecnologias digitais é hoje evidente no ensino e na prática da arquitetura, que se encontra a recuperar um conjunto de teorias e conceitos ligados à ciência da computação, desenvolvidos sobretudo nas décadas de 60 e 70. Com a presença das ferramentas digitais para design e fabricação, remodela-se gradualmente a construção e a sua indústria, e altera-se a definição e função das profissões na área da arquitetura. Desde os anos 90, a arquitetura foi quase exclusivamente desenhada com computadores, o que representa um desafio à componente prática da disciplina, mas também à sua história e teoria. Mais recentemente, a personalização em massa e a impressão 3D cuja teoria e prática começaram a ser abordadas nas escolas de arquitetura estão agora a ser discutidas também por escolas de negócios e de economia em todo o mundo.
Assistimos assim a uma procura reiterada da inovação, o que implica um profundo entendimento não só das tecnologias digitais, mas também de um pensamento crítico acerca da cultura digital que porventura possa orientar a sua aplicação à prática. 'CULTURA DIGITAL: Espaço(s) de Habitar' irá explorar um novo foco na teoria e história transversal e interdisciplinar que contribuirá para a formação de um olhar crítico sobre o tema. Por um lado, um enquadramento conveniente da história da tecnologia na arquitetura, e por outro explorando a nível teórico-prático os atuais desenvolvimentos das tecnologias digitais e computacionais na disciplina, abordando outros campos disciplinares, relacionadas e transformadas pelo digital, como o design de comunicação, os media, a cibercultura e as ciências da computação.
Informações
Calendário: início das aulas a 7 de fevereiro 2022 | 9 de fevereiro — 18 de maio 2022 | 2.º semestre 2021.2022
Horário: 4.ª feiras, 14h30-17h00 | 12 sessões
9, 16 e 23 de fevereiro; 2, 9, 16 e 23 de março; 6, 20 e 27 de abril; 11 e 18 de maio.
Estudantes, incluindo estudantes de mobilidade, antigos estudantes e profissionais de diferentes áreas disciplinares como: Arquitectura, Design, Artes, História da Arte, Engenharias e áreas afins.
As unidades curriculares InovPed são uma iniciativa da Pró-Reitoria para a Inovação Pedagógica que conta com o apoio e aprovação dos Conselhos Pedagógicos de todas as faculdades da U.Porto. Estas são unidades curriculares criadas especificamente com o propósito de fomentar a multidisciplinariedade na Universidade do Porto, ou seja, independentemente do local onde se realizem, cada uma destas UC’s está aberta a estudantes de todas as unidades orgânicas e, em alguns casos, a profissionais.
A UC InovPed Cultura Digital – Espaço(s) de Habitar foi uma das duas propostas da FAUP - a par da UC InovPed Saúde, Bem-Estar e Arquitetura - que integra a reduzida lista das cinco aprovadas pela Universidade do Porto que serão oferecidas, pela 1.ª vez, no 2.º semestre de 2021.2022.