Você está em: Início > Notícias > Call for papers | Landscapes of Care: the emergency of landscapes of care in unstable territories _ Sophia Journal

_ Sophia Journal

Submissão de propostas: até 27 de dezembro de 2021

A Sophia Journal está a aceitar submissões sobre o tema do seu terceiro ciclo temático "Landscapes of Care", abordando a fotografia contemporânea e outras práticas visuais que se debruçam sobre a arquitectura num sentido lato e como esta pode ajudar a cuidar de um planeta em vias de destruição. O conceito de "landscapes of care" tem sido progressivamente adoptado em várias áreas do conhecimento, desde a geografia da saúde até às a rtes e à arquitectura. Permite nos entender a arquitectura, e os temas conexos da cidade e do território, enquanto organismos vivos e inclusivos, constituídos por paisagens multifacetadas com espacialidades sociais e organizacionais complexas, que incorpor am a diferença e o/a outro/a, tudo o que é estranho, desconhecido, indígena, humano e não humano. O nosso objectivo é explorar os modos em que a imagem pode ser usada enquanto instrumento significativo de investigação sobre as variadas e complexas dimensõe s socioeconómicas, políticas, históricas, técnicas e ecológicas da arquitectura, cidade e território que testemunham, questionam ou emergem dessas relações de cuidado.

No volume 7 da Sophia Journal e primeiro deste ciclo abordamos a e mergência de landscapes of care”em territórios instáveis. Estes territórios podem ser entre outros o deserto; as áreas geladas; as florestas tropicais; territórios com fronteiras e demarcações incertas, por exemplo entre a terra e a água; territórios habitados por c omunidades nativas; territórios cuja configuração foi alterada dramaticamente devido a eventos meteorológicos extremos e recursos escassos ou cujos recursos naturais são violentamente explorados e violados. Estes territórios contêm informação vital sobre padrões de resistência, flexibilidade, transformação e metamorfose, chamando a atenção para os problemas da vulnerabilidade e resiliência num futuro imprevisível, e ao mesmo tempo abrindo novas perspectivas para o design, incluíndo novas formas de habitar po e ticamente o mundo enquanto espaço de encontro entre espécies (seguindo o moto de Donna Haraway “staying with the trouble” e a reinvidicação de Guattari de acord o com a qual "necessitamos novas práticas sociais e estéticas, novas práticas do Eu em relaçã o ao outro/a, ao/à estrangeiro/a, à/ao estranha/o), protegendo os eco s sistemas e entendendo a arquitectura como, mais do que a distribuição de espaços, a distribuição do sensível".

Procuramos submissões que abordem estes temas na forma de artigos teóricos ensaios visuais, entrevistas, e recensões críticas de publicações, exposições e conferências. Uma selecção de artigos teóricos e ensaios visuais será apresentada simultaneamente na Conferência Internacional organizada paralelamente e em conjunção com o Volume 7 da Sophia Journal. A Conferência terá lugar
na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto ( num formato híbrido presencial e digital), com organização do Centro de Estudos em Arquitectura e Urbanismo (da FAUP, em parceria com outras instituições a anunciar).

Sophia Journal Volume 7
Chamada para Artigos | Landscapes of Care: the emergency of landscapes of care in unstable territories
Editoras: Susana Ventura e Andreia Alves de Oliveira
Editor convidado: Armin Linke

Datas importantes

Prazo para envio de resumos | até 27 de dezembro 2021
Prazo para submissão de manuscritos | até 28 de fevereiro 2022
Prazo para submissão de manuscritos | até 5 de setembro 2022
Conferência Internacional | junho 2022
Data de publicação (a confirmar) | até dezembro 2022

Instruções de submissão

Para submeter a sua proposta, por favor envie um resumo com 500 palavras (incluíndo referências bibliográficas e um máximo de cinco imagens) e uma biografia concisa de cada autor/a (até 70 palavras cada) até ao dia 27 de Dezembro de 2021. A submissão de re sumos é feita exclusivamente na nossa plataforma OJS, através de registo e submissão no seguinte endereço:
www.up.pt/revistas/index.php/sophia. Os/as autores/as seleccionadas/o s serão notificadas/os até ao dia 15 de Janeiro de 2022 e terão de submeter um artigo final (entre 3000 a 6000 palavras) ou um ensaio visual (entre 6 a 8 páginas, com 500 a 1000 palavras) até ao dia 28 de Fevereiro de 2022.

Todos os artigos teóricos serão sujeitos ao processo de revisão por pares, também chamado arbitragem científica. As outras modalidades de submissão que publicamos (ensaios visuais, entrevistas e recensões críticas) não estão sujeitas ao processo de revisão por pares. A aceitação de resumos em qualquer das modalidades, que publicamos, não garante a publicação dos artigos finais na revista.
Para mais informação sobre o processo de submissão e as nossas políticas editoriais, por favor visite o website:
www.up.pt /revistas/index.php/sophia

Para qualquer questão, por favor contacte as/os Editoras/es através do email: info.sophiajournal@arq.up.pt

Sobre a Sophia Journal

Somos uma revista académica com arbitragem científica, publicada pelo Centro de Estudos em Arquitectura e Urbanismo (grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem) da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.
Criada em 2016, a Sophia Journal publica artigos teóricos e ensaios visuais que investigam e pensam criticamente as intersecções entre a imagem e a arquitectura. Entendemos ambos os termos em sentido lato: a imagem da fotografia, pintura, desenho, cinema, video, televisão, novos media a arquitectura enquanto paisagem, território, cidade, espacialidade, built environment.
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-12-08 às 13:23:59 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais