Você está em: Início > Notícias > Aula Aberta da UC Seminário de Investigação 1-C | PRÁTICAS A Escola de Urbanismo do Porto com Manuel Fernandes de Sá Mais próximo: Relatos de uma prática de investigação com Nuno Travasso

Aula Aberta da UC Seminário de Investigação 1-C | 'PRÁTICAS'
A 'Escola de Urbanismo do Porto' com Manuel Fernandes de Sá
'Mais próximo: Relatos de uma prática de investigação' com Nuno Travasso

15 de outubro de 2021, 6.ª feira, 9h00-13h00, Sala CCR.01 + videoconferência

[ID 891 2737 7070]

© DR

Nesta sessão, a investigação será debatida no seu potencial de reflexão sobre o exercício profissional e de ampliação dos seus impactos, discutindo relações entre a teoria e a prática em Urbanismo/Planeamento, a análise de padrões de produção do território, a definição e adaptação de políticas urbanas e regionais, assim como o papel dos técnicos nas práticas de transformação do espaço. A sessão contará com três momentos: a partilha de investigações colectivas, o testemunho de pesquisas individuais e uma palestra.

Numa primeira parte, com base em particular no percurso de investigação realizado nas últimas décadas pelo grupo Morfologias e Dinâmicas do Território do CEAU-FAUP - designado por João Ferrão como a 'Escola de Urbanismo do Porto' - serão discutidos os processos de investigação e consultoria enquanto oportunidade de reflexão sobre o exercício profissional de Urbanismo/Planeamento, e de produção de abordagens e práticas inovadoras, numa sessão que contará com o comentário de Manuel Fernandes de Sá (Arquitecto e Urbanista, Professor Emérito da Universidade do Porto).

Seguidamente, a sessão contará com uma apresentação de Nuno Travasso (Arquitecto e investigador do MDT-CEAU-FAUP) intitulada 'Mais próximo: Relatos de uma prática de investigação' que incidirá sobre experiências de investigação-acção recentes ou em curso.

O formato será misto (presencial e online), embora a assistência presencial na sala CCR-01 (Casa Cor de Rosa, na FAUP) seja reservada aos convidados e estudantes inscritos no Seminário. Para a assistência digital, será usada a plataforma zoom [ID 891 2737 7070].

09h00 - Boas-vindas

09h10 - 'A "Escola de Urbanismo do Porto"'
com Manuel Fernandes de Sá (FAUP, PT)

10h30 - Discussão

10h45 - Intervalo

11h00 - 'Mais próximo: Relatos de uma prática de investigação'
com Nuno Travasso (MDT-CEAU-FAUP)

12h00 - Discussão

Manuel Fernandes de Sá (Porto, 1943) é arquitecto e urbanista, pós-graduado em Town and Country Planning pela Universidade de Manchester. É actualmente Professor Emérito da Universidade do Porto, tendo sido Professor Catedrático da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e Coordenador do grupo de investigação Morfologias e Dinâmicas do Território (MDT) do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU-FAUP) e Director do perfil Dinâmicas e Formas Urbanas do Programa de Doutoramento em Arquitectura da mesma instituição. Na sua prática profissional, tem coordenado e participado em diversos planos directores municipais, de urbanização e de pormenor no território nacional, nomeadamente tendo sido coordenador técnico do Processo de Revisão do Plano Diretor Municipal do Porto e assessor do Plano de Urbanização de Santiago de Compostela.

Nuno Travasso (Porto, 1980) é arquitecto, doutorando (PDA-FAUP) e investigador integrado no grupo Morfologias e Dinâmicas do Território (MDT) do CEAU-FAUP, dedicando-se ao estudo dos processos correntes de produção de espaço urbano contemporâneo, em particular no contexto da urbanização extensiva do Noroeste nacional. Tem participado em diferentes projectos de investigação, tendo publicado em várias revistas da especialidade e apresentado comunicações em congressos científicos nacionais e internacionais.
Desenvolveu actividade docente nas áreas de projecto urbano e de teoria da urbanização contemporânea, como Assistente Convidado, na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (2010-2012, 2015-2016) e na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho (2015-2016). Foi colaborador do Arq. José Fernando Gonçalves (2003-2004 e 2007-2010), desenvolvendo, desde 2010, actividade projectual por conta própria.

Unidade curricular - Seminário de Investigação 1, opção de estudos C - Dinâmicas e Formas Urbanas | PDA
Coordenação - Ana Silva Fernandes e Marta Labastida, em colaboração com o grupo de investigação MDT - Morfologias e Dinâmicas do Território do CEAU-FAUP

A sessão decorrerá em língua portuguesa, embora nos períodos de discussão os comentários possam ser endereçados em língua inglesa.

Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).
Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.

Copyright 1996-2021 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-10-16 às 14:12:52 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais