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Candidaturas Locais | 2021.2022 Maiores de 23 Anos | Titulares de Outros Cursos Superiores | Mudança de Par Instituição/Curso | Reingresso | Titulares de Licenciatura em Área Adequada

6 de julho a 6 de agosto de 2021

O ingresso nos cursos da FAUP é obrigatoriamente precedido de uma candidatura.

Os concursos para submissão de candidaturas de ingresso na FAUP podem ser nacionais (de responsabilidade de serviços centrais do Ministério da Educação e Ciência) ou locais (da responsabilidade da FAUP).

As candidaturas locais são efetuadas online, utilizando a plataforma disponível no website da FAUP e têm um emolumento associado de 55,00¤ por cada candidatura submetida.

Concursos

Concurso para mudança de par instituição/curso: Podem candidatar-se a este concurso local todos aqueles que tenham estado matriculados e inscritos noutro par instituição/curso, incluindo instituições de ensino superior estrangeiras, sem que tenham concluído o respetivo curso; que tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso; que tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso

Concurso especial para titulares de outros cursos superiores: Podem candidatar-se a este concurso local os titulares do grau de bacharel, licenciado, mestre ou doutor (que não seja na área de Arquitectura).

Concurso especial para maiores de 23 anos: Podem candidatar-se a este concurso local os estudantes aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos. Os candidatos à realização das provas devem apresentar o processo de candidatura nos termos indicados no Edital divulgado anualmente no site da FAUP.

Concurso para reingresso: Podem candidatar-se a este concurso local os estudantes que após interrupção dos estudos num curso da FAUP, se pretendem matricular de novo e inscrever-se no mesmo curso ou em curso que lhe tenha sucedido.

Candidatura

O processo de candidatura é realizado através da submissão da candidatura ONLINE.

Excepção feita aos portfólios que deverão ser entregues em formato físico e em formato digital, no respetivo campo.

Só serão aceites candidaturas de estudantes de nacionalidade estrangeira provenientes dos países da UE.

Os estudantes de nacionalidade estrangeira provenientes de países terceiros deverão candidatar-se ao ingresso através do concurso de Estudante Internacional
https://sigarra.up.pt/faup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=62882

Para submeter a sua candidatura, aceda ao seguinte link: 
https://sigarra.up.pt/faup/pt/cand_geral.concursos_cand_abertos_view?pv_curso_id=45

Para mais informações, por favor consulte: PRAZOS, CONDIÇÕES DE INGRESSO E CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO

Emolumentos: 55 Euros

Documentos

Os documentos (envio postal) recebidos fora dos prazos de candidatura são liminarmente indeferidos
As candidaturas que não reunirem os documentos exigidos dentro do prazo de candidatura são liminarmente indeferidos
Não se aceita a entrega de documentos para além dos que integram oo processo de candidatura.

Portfólios - Para além da submissão digital no formulário de candidatura online, devem ser enviados, por correio postal, registado e com aviso de recepção até 6 de Agosto de 2021 (data do carimbo dos correios) para a seguinte morada:
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
Serviços Académicos e Internacionais
Ref.ª/ Concurso (referência do concurso a que se candidata)
Rua Gólgota, 215
4150-755 Porto (Portugal)
Licenciatura em Área Adequada | 6 Vagas
Certidão comprovativa do grau de licenciado ou de conclusão de um ciclo de estudos de pelo menos 180 ECTS;
Certidão comprovativa das classificações obtidas nas disciplinas em que obteve aprovação no ensino superior;
Certidão de programas e cargas horárias (para efeito de reconhecimento);
Portfólio (formato A4);


Maiores de 23 |6 Vagas
Os candidatos a Maiores de 23 não necessitam de submeter nova documentação.



Titulares de Outros Cursos Superiores (TOCS) |
2 Vagas

Os candidatos a Titulares de Outros Cursos Superiores não necessitam de submeter nova documentação.


Mudança de Par/Instituição/Curso | 22 Vagas
Ficha Curricular ou Mecanográfica (onde conste a nota de ingresso no ensino superior e a classificação de Matemática ou Geometria ou Desenho) no caso de ter concorrido ao Ensino Superior Público e a classificação das específicas (Matemática ou Geometria ou Desenho) no caso de só ter concorrido ao Ensino Superior Privado;
Certidão comprovativa das classificações obtidas no ensino secundário ou equivalente;
Certidão comprovativa das classificações obtidas nas unidades curriculares em que obteve aprovação no ensino superior ou, caso não tenha aprovação em quaisquer disciplinas do ensino superior, certidão comprovativa da última inscrição realizada no ensino superior;
Certidão de programas e cargas horárias (para efeito de reconhecimento);
Certidão comprovativa emitida pelo estabelecimento de origem de que a sua matrícula no ensino superior não caducou por força do regime de prescrições no ano lectivo imediatamente anterior àquele a que se candidata;
Portfólio (formato A4); 


Reingresso
Este regime destina-se aos estudantes que, tendo tido uma interrupção dos estudos, pretendam inscrever-se no mesmo estabelecimento de ensino superior e ciclo de estudos em que estiveram anteriormente matriculados ou em ciclo de estudos que o tenha sucedido. Não poderão concorrer por reingresso os estudantes que tenham solicitado transferência para outra Instituição e nela tenham concluído o mesmo grau do curso a que estiveram matriculados e inscritos na FAUP.

Vagas
Sem limite definido

Condições específicas de acesso
Não existirem quaisquer valores em dívida relativamente ao processo do estudante nos anos letivos que precedem a candidatura de reingresso.

Prazos de candidatura

Prazos dos Concursos Locais FAUP_2021.2022

Seriação

Critérios de Seriação dos Concursos Locais FAUP_2021.2022

Creditação

Conforme determina o Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade do Porto, em vigor:

1 — Os pedidos de creditação só podem ser apresentados:
  1. No ato de candidatura a um ciclo de estudos/curso para que se pretende a creditação;
  2. No ato de candidatura a reingresso;
  3. No ato de inscrição do estudante em ano letivo, quando a formação ou experiência profissional ocorreu no ano letivo anterior ou;
  4. Excecionalmente, por decisão do órgão competente da Faculdade poderá ser autorizada:
i) Uma segunda fase para apresentação de pedidos de creditação quando a publicação de resultados de avaliação relativos ao ano letivo anterior tenha ocorrido depois do termo do prazo para apresentação destes pedidos;
ii) No ato de inscrição do estudante em ano letivo, a apresentação do pedido de creditação de formação ou de experiência profissional realizada em anos anteriores ao último ano letivo, quando esta se situa claramente na(s) área(s) científica(s) das unidades curriculares em que o estudante se inscreve.

Mais informações

Serviços Académicos e Internacionais

E-mail | servicos.academicos@arq.up.pt
Horário: De 2ª a 6ª feiras, das 10h00 às 16h00

Marcação para atendimento presencial através da plataforma: international.arq.up.pt
Telefone - (+351) 220425520/21

Em resultado da pandemia da covid-19 o atendimento será efetuado, preferencialmente, por correio eletrónico ou telefone.

Apenas nas situações em que o atendimento não seja possível pelas vias anteriormente indicadas, poderá recorrer ao atendimento presencial.
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