Você está em: Início > Notícias > Coorganização FAUP | Exposição Eileen Gray: E.1027

Coorganização FAUP | Exposição 'Eileen Gray: E.1027'

27 de maio - 10 de outubro de 2021, Convento Santa Teresa Konbentua, San Sebastián

Numa coorganização da FAUP com o Euskadiko Arkitektura Institutua, a University of Texas at Austin, O'Neil Ford Chair in Architecture e Hoidn Wang Partner, a exposição 'Eileen Gray: E.1027' vai ser apresentada de 27 de maio a 10 de outubro de 2021 no Convento Santa Teresa Konbentua, em San Sebastián.

Aos 52 anos, a casa E.1027 foi a primeira incursão de Eileen Gray no mundo da arquitetura, concretizada em conjunto com o seu então companheiro Jean Badovici, arquiteto, crítico e editor da revista de vanguarda L’Architecture Vivante. A casa E.1027 localiza-se na encosta rochosa da Côte d‘Azur em Roquebrune Cap Martin, no sudeste da França.

Para Gray, mais do que a oportunidade de aplicar novos conceitos espaciais, a casa E.1027 seria um manifesto, revisitado nos seus subsequentes projetos, no qual todas as vertentes artísticas estão interligadas, com destaque para a arquitetura e o design. No projeto, uma das referências maiores do movimento modernista, todos os elementos da casa são desenhados no sentido de uma harmonia global: mais do que as paredes, é o mobiliário que define e caracteriza os espaços.

A exposição decorre de um processo de investigação que envolveu uma equipa de estudantes e colaboradores do escritório Hoidn Wang Partner, em Berlim, sob a direção de Wilfried Wang, co-curador desta exposição, com o apoio de Peter Adam (1929-2019), amigo pessoal de Eileen Gray.

O projeto de investigação culminou na reprodução à escala real de todos os elementos que compõem o quarto principal da casa E.1027, proporcionando aos visitantes da exposição a possibilidade de emergir num dos espaços icónicos da arquitetura do século XX, na sua dimensão material através das cores, texturas, materiais, proporções, escalas e que permitirão revelar as caraterísticas singulares da arquitetura da casa E.1027. Muitos destes objectos foram realizados por estudantes da FAUP, em workshops coordenados pelo Professor Alberto Lage em 2019.

Eileen Gray nasceu em 1878, na Irlanda. Em 1898 entrou na Slade School of Arts, em Londres, para estudar pintura e, em 1902, muda-se para Paris. Entre 1926 e 1929, projeta com o arquiteto romeno Jean Badovici a casa de férias E.1027, em Roquebrune Cap Martin, no sudeste da França. Em 1937, Le Corbusier convida Eileen Gray a expor um dos seus trabalhos no Pavillon des Temps Nouveaux, em Paris. Em 1954, aos 76 anos, começa a construção da casa Lou Pérou, nas proximidades de Saint Tropez. Ao longo da sua vida, continua a desenvolver diversos projetos que nunca chegam a ser construídos. Morre aos 98 anos em 1976, em Paris.

A Exposição 'Eileen Gray. Arte Total: Casa E.1027 à escala 1:1' já foi apresentada no Mebanne Hall em Austin, no Texas (2017), na Akademie der Künste, em Berlim (2019), e na FAUP, Porto (2019).

Curadoria: Wilfried Wang e Peter Adam (1929-2019)
Co-curadoria: Carolina Leite, Martin Echeverria Larrañaga

Mais informações em eai.eus
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas