Você está em:Início > Notícias > Aula aberta da UC Dissertação ciclo Re(A)presentar Novas narrativas científicas: Análises criativas para uma reconstrução sentida com Juan Cabello Arribas
Aula aberta da UC Dissertação ciclo Re(A)presentar 'Novas narrativas científicas: Análises criativas para uma reconstrução sentida' com Juan Cabello Arribas
8 de abril de 2021, 5.ª feira, 15h00, videoconferência
O arquitecto Juan Cabello Arribas vai apresentar a aula aberta 'Novas narrativas científicas: Análises criativas para uma reconstrução sentida' integrada na unidade curricular Dissertação e no âmbito do ciclo 'Re(A)presentar'.
A aula decorre no dia 8 de abril, às 15h00, por videoconferência, com acesso restrito à comunidade académica da FAUP.
O programa da Unidade Curricular Dissertação que integra o 5.º ano do Curso de MIArq da FAUP propõe um "espaço sistemático de enquadramento colectivo com a abordagem didáctico-pedagógica deste tempo curricular assente na realização de Seminários Temáticos", cuja sequência procura suscitar a reflexão e o debate em torno de diferentes interesses, temas e estratégias metodológicas que envolvem de modo transversal e abrangente a problemática da Dissertação. A experiência tida no ano lectivo 2019.2020 com a realização de algumas das sessões temáticas direccionadas para os problemas da representação, tanto enquanto instrumento operativo no processo de investigação, como em instância de comunicação e produção do(s) documento(s) de síntese, conduziu ao presente ciclo intitulado Re(A)presentar. Trata-se do quinto e último ciclo do presente ano lectivo, tendo sido antecedido pelas Conversas de Orientação 01, pelos ciclos Referências-Referenciar, Interacções e pelas Conversas de Orientação 02.
Juan Cabello Arribas (Madrid, 1973), arquitecto pela Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid (UPM, Espanha), centrou a sua investigação em 2006 a meio caminho entre a Whitechapel Gallery, a Tate Modern e o Victoria Albert Museum, e finalmente em 2010, defendeu a sua tese de doutoramento dentro do programa de pós-graduação do Departamento de Projetos Arquitectónicos sob o título 'ENSAMBLAJE. Desde la filmina de Patio&Pavilion'. Em 2010 mudou a sua residência para São Paulo onde, a partir de 2015, começou a dar aulas como professor de Projectos Arquitectónicos e onde continua até ao dia de hoje. Em 2017 abriu seu laboratório de investigação 'Superestúdio Transdisciplinar' na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos (FAUS / UNISANTOS) e, nesse mesmo ano, começou a investigar os artefactos ecológicos do arquitecto Sérgio Bernardes no Memória Bernardes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2018 recebeu a Bolsa de Pós-doutoramento da PUC-RJ, entregando seu trabalho final de investigação em Julho de 2020. Actualmente escreve artigos científicos em revistas de arquitectura e paisagismo, colabora transdisciplinarmente com várias universidades em todo o mundo e desenvolve, simultaneamente, trabalho científico como artista baseado na técnica reconstrutiva da colagem.