Você está em: Início > Notícias > New European Bauhaus | José Pedro Sousa integra High-level roundtable

New European Bauhaus | José Pedro Sousa integra 'High-level roundtable'

20 de março de 2021

José Pedro Sousa, Professor da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, foi selecionado para integrar a 'High-level roundtable' da New European Bauhaus, um movimento baseado na sustentabilidade, acessibilidade e estética, de forma a aproximar o Pacto Verde Europeu das pessoas' segundo a Presidente da Comissão Europeia Ursula van der Leyen.

A 'High-level roundtable' reúne pensadores e profissionais de, entre outras áreas, arquitetura, urbanismo, design e artes, que atuarão como embaixadores nas suas comunidades para a mobilização de ideias, e funcionarão como caixa de ressonância.

Para além do arquitecto José Pedro Sousa, da FAUP, entre os dezoito membros selecionados para este grupo de trabalho encontram-se também os arquitetos Shigeru Ban, (Prémio Priztker 2014) e Bjarke Ingels (fundador do atelier BIG), e o artista dinamarquês-islandês Olafur Eliasson, cujo trabalho foi destaque de uma exposição recente no Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

“Novas soluções sustentáveis e inclusivas”

Segundo José Pedro Sousa, a New European Bauhaus "visa aproximar o Pacto Ecológico Europeu dos sítios onde vivemos e mobilizar um esforço coletivo para imaginar e construir um futuro sustentável, inclusivo e belo".

De acordo com a Comissão Europeia, com base nos exemplos recolhidos e nas conversas que gerarão, tornar-se-á claro de que forma a iniciativa da New European Bauhaus pode impulsionar e expandir esses objetivos.

O projeto é inspirado na herança inovadora da escola de artes e arquitetura fundada pelo arquitecto Walter Gropius, na então recém criada República de Weimar (1919).

"O mote lançado pela New European Bauhaus, de evocar a Bauhaus de Weimar e não esquecer a estética na procura de soluções mais sustentáveis e económicas, é muito certeiro e inspirador", sublinha o Professor José Pedro Sousa.

A New European Bauhaus compreende três fases que decorrem parcialmente em paralelo: conceção conjunta, realização e divulgação.

A primeira fase, a decorrer até ao verão de 2021, pretende sistematizar ideias e dar forma ao movimento, compreende o lançamento da 'High-level roundtable' e a atribuição de prémios especiais a exemplos contemporâneos de excelência que combinem, de modos diversos, a sustentabilidade, a qualidade das experiências e a inclusão.

A partir de setembro de 2021 concretiza-se a segunda fase, designada por ‘Realização’, com a criação e implementação de projetos-piloto, resultantes de convites à apresentação de propostas.

Na terceira fase, com início previsto a partir de janeiro de 2023, a tónica será colocada na disseminação das ideias e ações que surgiram, de forma a chegar a um público mais vasto na Europa e no resto do mundo. Esta fase concretiza-se através da criação de redes e da partilha sistemática de conhecimentos entre o público, participantes e profissionais.

Por último, a New European Bauhaus prevê ainda apoiar a emergência de mercados-piloto que possam assegurar modos de vida que sejam não só sustentáveis e inclusivos, mas também caracterizados por uma beleza intrínseca.

A arquitectura, na perspectiva do Professor José Pedro Sousa tem uma oportunidade e contributo fundamental nesta missão, acreditando que a intervenção dos arquitectos passará tanto pela sensibilização das comunidades, como pela transformação digital dos processos de projeto, construção e monitorização do ambiente construído

Mais informações em
europa.eu/new-european-bauhaus
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas