Você está em: Início > Notícias > Conferência . Aula Visual Spaces of Change Bairro da Bouça - Interioridade e Espaço com Sérgio Rolando e Sara Lino

Conferência . Aula
'Visual Spaces of Change
Bairro da Bouça - Interioridade e Espaço'
com Sérgio Rolando e Sara Lino

24 de fevereiro de 2021, 4.ª feira, 16h30-18h00, videoconferência

A próxima conferência . aula do Ciclo de Conferências e Debates Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) vai contar com a participação do investigador e professor Sérgio Rolando, ESMAD | IPF, e da fotógrafa Sara Lino, finalista do IPF e autora do projeto fotográfico 'Visual Spaces of Change — Bairro da Bouça — Interioridade e Espaço', publicado na scopionewspaper.

A sessão, que contará com moderação do arquitecto e professor da FAUP Pedro Leão Neto, insere-se também nas unidades curriculares de Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território (FACT) do 2.º Ciclo e de Comunicação de Projeto de Arquitectura (CAAD I e II) do 1. Ciclo da FAUP.

A conferência . aula é aberta a estudantes, docentes, investigadores, e público em geral e decorre por videoconferência (via zoom).

O arquitecto e professor da FAUP Pedro Leão Neto moderará a sessão e apresentará o projeto scopionewspaper research publications, nomeadamente o número que tem como base o trabalho realizado pela autora Sara Lino durante o seu estágio estágio profissional na scopio Edition 2019/2020. Sara Lino irá apresentar o seu projeto, seguida por uma breve reflexão de Sérgio Rolando sobre a utilização da fotografia como instrumento de pesquisa sobre o território e a importância da combinação original de diferentes estratégias visuais para desenvolver "narrativas visuais" que interferem intencionalmente com o território, tendo como base o projeto desenvolvido por Sara Lino.
Neste contexto, irá também ser objeto de reflexão a importância do universo editorial quer em suporte analógico quer digital em rede para garantir a acessibilidade, partilha e diálogo.

Ciclo de Conferências e Debates Arquitectura, Arte e Imagem

Através da realização destas conferências/debates pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e na utilização da imagem, com especial incidência pela fotografia, como instrumentos de pesquisa e comunicação. Estas sessões públicas, abertas a todos os estudantes da U. Porto, permitem que diversos fotógrafos ou autores possam expor e explicar os seus trabalhos de fotografia, dando especial destaque aos trabalhos que exploram de forma significativa as temáticas de espaço/arquitetura e da fotografia como um instrumento de indagação do real, como documento e ficção.

Esta iniciativa, da responsabilidade do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem de Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP e do Laboratório de Arquitectura, Arte, Imagem e Inovação (AAi2 Lab), decorre no âmbito do projeto Visual Spaces of Change, AC n.º 02/SAICT/2017 (ref.ª POCI-01-0145 - FEDER - 030605), co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).

Sérgio Rolando vive no Porto, onde trabalha como fotógrafo e como docente no ensino superior. Estudou fotografia no IPF, licenciou-se em Tecnologia de Comunicação Audiovisual, é Mestre em Fotografia e Cinema Documental pela ESMAE. Foi Bolseiro de Pépinières Européennes pour jeunes artists (2003), ESMAE (2011) e Instituto Camões (2015/2016).
Expõe regularmente em Portugal e no estrangeiro, possuindo diverso trabalho publicado.

Sara Lino nasceu em 1998 no Porto. Cresceu no local onde ainda reside, em Ermesinde. Após ter frequentado o Instituto Português de Fotografia (IPF Porto) em 2017-2019, estagiou na Associação Cultural Cityscopio, com tutoria do Professor Doutor Pedro Leão Neto. A Cityscopio está associada ao grupo de investigação Centro de Comunicação e Representação Espacial (CCRE) da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP). Durante este percurso, deu origem a alguns projetos: “A minha dor” em 2017, “Different realities” em 2018, “Acasos” e “Primavera” em 2019 e “Bairro da Bouça: Interioridade e espaço” em 2020.

Pedro Leão Neto (AAI, AAI2 Lab) é arquitecto pela FAUP (1992) onde actualmente é regente de Comunicação, Fotografia e Multimédia do 2.º ciclo, é coordenador do grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem, integrado no centro de I&D da FAUP, coordenador do AAI 2 Lab integrado no Centro de Competências da Universidade do Porto para a área dos media U.Porto Media Innovation Labs (MIL) e Director da Associação Cultural Cityscopio (ACC). É Editor e coordenador responsável das publicações da scopio Editions desde 2010, cujo enfoque é o da fotografia documental e artística relacionada com Arquitectura, Cidade e Território.

Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).
Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-25 às 13:24:07 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias