Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Aula aberta da UC Construção Circular, Certificação e Design Consciente - Technical and structural aspects of the Vernacular Persian Architecture com Morteza Khorsand Nikoo - Construcción natural, moda y Conciencia com Mauricio Castaño Giraldo

Aula aberta da UC Construção Circular, Certificação e Design Consciente
- 'Technical and structural aspects of the Vernacular Persian Architecture'
com Morteza Khorsand Nikoo
- 'Construcción natural, moda y Conciencia'
com Mauricio Castaño Giraldo

13 de janeiro de 2021, 4.ª feira, 17h30, por videoconferência

© DR

A 7.ª e última aula aberta da UC 'Construção Circular, Certificação e Design desdobrar-se-á em dois momentos com convidados de geografias e contextos muito distintos, partilhando, contudo, as mesmas preocupações e convicções - a leitura do passado e da natureza como matéria fundamental de uma aprendizagem que deverá ser utilizada com criatividade para construir com menor impacto ambiental negativo.


Sob o título 'Technical and structural aspects of the Vernacular Persian Architecture', às 17h30, o arquiteto Morteza Khorsand Nikoo, do Iranian Architecture Center, falará sobre as tradições construtivas iranianas. 

O arquiteto Colombiano Mauricio Castaño [Bahareque Constructores], pelas 19h00, apresentará 'Construcción natural, moda y Conciencia' mostrando um conjunto de obras que usam as potencialidades do bamboo, trabalhando "colaborativamente com a planta mais sustentável do planeta".

Morteza Khorsand Nikoo tem um doutoramento em 'Architectural Digital Design' pela Universidade de Teerão, e um Mestrado em 'Architectural Technology Engineering' pela mesma universidade. É docente no Iranian Architecture Center desde 2014. Recebeu vários prémios, sendo o mais importante o Year’s book prize com o livro 'Bionic Architecture' (University of Tehran Publishing Institute, 2014). É autor ou co-autor de diversos livros e artigos científicos em revistas de arquitetura iranianas. Complementa a investigação e a docência com a prática profissional como arquiteto.

Mauricio Castaño Giraldo é arquiteto pela Universidade Nacional da Colômbia em Manizales, Fundador da Fundação Habitat Sem Fronteiras e da Companhia de Arquitectura Bahareque com sede no Panamá e no México.
Vencedor da Medalha de Ouro do Prémio de Arquitetura da Diáspora NY, pelo seu projeto 'La Casa Caracol', pelo qual também recebeu, em 2012, o Prémio de Arquitetura Caldense - Colômbia. Em 2013 foi nomeado Arquiteto do Ano pela Sociedade Colombiana de Arquitetos em Nova Iorque e vencedor pela segunda vez do Caldense Architecture Award - Colombia pelo seu projeto 'Beach Club Puntarena'.

A Bahareque Constructores nasceu na Colômbia em 2009 como um estúdio de arquitetura dedicado ao desenvolvimento de projetos arquitetónicos ecológicos, especializado na construção de bambu. Com trabalhos no Panamá e no México, a Bahareque procura projetos que explorem o potencial multidisciplinar das suas equipas de trabalho.

A aula é aberta a estudantes, docentes, investigadores, e público em geral, via zoom, mediante inscrição obrigatória através do preenchimento do formulário de inscrição disponível aqui.

Unidade curricular - Construção Circular, Certificação e Design Consciente | MIArq
Docente - Clara Pimenta do Vale

A sessão será proferida em inglês, castelhano e português, sem tradução.
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-01-17 às 17:34:50 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais