Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > A Encomenda de Manuel Graça Dias | Filme selecionado para mostra de cinema no Canadá

'A Encomenda' de Manuel Graça Dias | Filme selecionado para mostra de cinema no Canadá

Realizada em 2013, 'A Encomenda' integra o projeto de investigação da FAUP 'Ruptura Silenciosa. Intersecções entre a Arquitectura e o Cinema. Portugal 1960-74'.

© DR

O filme 'A Encomenda', de Manuel Graça Dias, foi selecionado para participar no Short Film Showcase da Toronto Society of Architects (TSA), no Canadá, um evento especial da TSA Playlist. Lançada no início de 2020, a TSA Playlist é um programa temático com curadoria mensal que apresenta filmes relacionados com arquitetura, design e ambiente construído.

'A Encomenda' integrará a série 'Arquitetura e Contexto' que analisa não apenas a relação entre os edifícios e a sua circunstância física, socioeconómica ou cultural, mas também a forma como se moldam e informam mutuamente.

O filme foi produzido e realizado no âmbito do projeto de investigação da FAUP 'Ruptura Silenciosa. Intersecções entre a Arquitectura e o Cinema. Portugal 1960-74', coordenado por Luis Urbano, docente e investigador da FAUP.


A curta-metragem 'A Encomenda' foi filmada na casa de fim-de-semana que o arquiteto Raul Hestnes Ferreira projetou em 1961 para o seu pai, o poeta José Gomes Ferreira. A Casa de Albarraque, como ficou conhecida, permanece, após quase sessenta anos, uma encantadora e inesperada obra de arquitectura. "'A Encomenda' introduz-nos ao ambiente da casa, tomando como pretexto a chegada de um carteiro anarquista, muito palavroso e abelhudo, que a vai percorrendo, abrindo e fechando armários, tocando nos objetos, enquanto protesta contra o governo ou recita poemas, sob o olhar enfadado do proprietário, o próprio Raul Hestnes Ferreira. Só depois da saída do carteiro, o arquiteto poderá ouvir com calma um pouco de música e concluir pequenas bricolages, antes de se sentar no pátio, para então descobrir o conteúdo d’A Encomenda'", lê-se na sinopse.

Manuel Graça Dias (1953-2019) foi um dos mais importantes arquitetos portugueses, professor na FAUP e fundador do atelier Contemporânea, com obra construída em Lisboa, Porto, Almada, Braga, Chaves, Guimarães, Vila Real, Macau, Madrid, Sevilha ou Frankfurt, extensamente publicada e apresentada em múltiplas exposições. Autor de numerosos livros, crítica e divulgação de temas de arquitetura, foi curador, colunista de jornais e revistas e apresentador de séries de arquitetura na RTP e na TSF. Realizou as curtas-metragens 'A Encomenda' (2013) e 'A Limpeza' (2013).

Mais informações em torontosocietyofarchitects.ca.


 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-09-21 às 11:29:01 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais