Você está em: Início > Notícias > Prémios Viana de Lima distinguem estudantes de Arquitetura e Belas Artes

Prémios Viana de Lima distinguem estudantes de Arquitetura e Belas Artes

A cerimónia da entrega dos prémios realizou-se no dia 31 de julho, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende.

Hélder Lima, da Faculdade de Arquitectura (FAUP), e Ivan Postiga, da Faculdade de Belas Artes da Universidade (FBAUP), são os vencedores da edição deste ano dos Prémios Viana de Lima, atribuídos pela Câmara Municipal de Esposende aos dois melhores estudantes das escolas de artes da Universidade do Porto no ano letivo 2018/2019.

Nesta edição, o Prémio de Arquitetura 'Sílvia Viana de Lima' foi para Hélder Lima, finalista do Mestrado Integrado de Arquitetura, e o Prémio de Pintura 'Alexandre Viana de Lima' foi atribuído a Ivan Postiga, recém-graduado Mestre em Artes Plásticas – especialização em Pintura.

Os estudantes premiados referiram a importância desta distinção que representa não só o "reconhecimento público do trabalho" desenvolvido nas respetivas faculdades como também constitui "uma estratégia de recuperação e manutenção do património arquitetónico”.

A cerimónia da entrega dos prémios realizou-se no dia 31 de julho, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende, contando com a presença do Reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, e dos Diretores das Faculdades de Arquitetura, João Pedro Xavier, e de Belas Artes, Lúcia Matos.

Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, destacou o trabalho do arquiteto Viana de Lima e o reconhecimento do mérito académico destes estudantes, dando nota de que "a Casa-Museu do arquiteto esposendense será, oportunamente, alvo de nova intervenção, assegurando, deste modo a preservação do imóvel, classificado como Monumento de Interesse Público".

O Reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, realçou a importância da parceria estabelecida entre o Município e a Universidade que possibilitou a “preservação e valorização de um património arquitetónico ímpar”. Referindo-se aos prémios Viana de Lima, salientou que é “uma iniciativa que não só exalta uma das figuras da história recente da Universidade do Porto, mas que pretende também enaltecer o mérito académico dos nossos estudantes de pintura e arquitetura”.

O Diretor da FAUP, João Pedro Xavier, centrou a sua intervenção na obra de Viana de Lima, concretamente na Casa das Marinhas, e concluiu evidenciando o percurso do estudante de arquitetura premiado, que iniciou o curso precisamente na altura em que o imóvel se tornou visitável.

Já a Diretora da FBAUP, Lúcia Matos, destacou a articulação entre as artes, nomeadamente entre a pintura e a arquitetura, realçando o espírito de comunidade, de trabalho em conjunto, que existia na época do arquiteto esposendense.

A cerimónia contou, ainda, com momentos musicais protagonizados pelas alunas da Escola de Música de Esposende Margarida Durães e Marta Rosário.

Sobre os Prémio Viana de Lima

A atribuição dos Prémios Viana de Lima decorre de um protocolo estabelecido, em 2010, entre a Câmara Municipal de Esposende e a Universidade do Porto, mediante o qual o Município assumiu a gestão da Casa das Marinhas, da autoria do Arquiteto Esposendense Viana de Lima e propriedade da Universidade do Porto. Dando cumprimento à vontade, expressa em testamento, do arquiteto Viana de Lima, o Município de Esposende compromete-se assim a distinguir, anualmente e durante 30 anos, com um prémio pecuniário individual de dois mil euros, os melhores estudantes do curso de Arquitetura e de Belas Artes, sendo que, findo esse prazo, o imóvel passa a ser propriedade municipal. Ainda de acordo com o estabelecido, os galardoados oferecem ao Município uma obra/trabalho da sua autoria para o Fundo Viana de Lima. Através da atribuição destes prémios, pretende-se homenagear e conservar a memória do Arquitecto Viana de Lima, enaltecendo o relevante tributo da sua obra para a história da arquitetura nacional e a cultura artística de um modo geral.
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-08-14 às 04:57:22 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais