Você está em: Início > Notícias > Matrículas e Inscrições 2020.2021 - MIARQ e PDA

Matrículas e Inscrições 2020.2021 - MIARQ e PDA

Regime Geral e Concursos Locais

Mapa de inscrições

Clique aqui para efetuar a sua inscrição

1. Concurso Nacional de Acesso

Para poder realizar a sua matrícula/ inscrição, o(a) estudante tem de utilizar o seu código de acesso, que o(a) identifica perante o sistema de informação, constituído por um nome de utilizador e por uma palavra-chave.

Candidatos colocados na 1ª Fase do Regime Geral do Concurso Nacional de Acesso

Período para a matrícula e inscrição: 28 de Setembro a 2 de Outubro de 2020

Matrícula para os candidatos colocados na 2.ª fase do Regime Geral: 15 a 19 de Outubro de 2020

Matrícula para os candidatos colocados na 3.ª fase do Regime Geral: 30 de Outubro a 3 de Novembro de 2020

Matrícula para os candidatos colocados nos Concursos Locais: Reingresso, Maiores de 23 Anos, Titulares de Outros Cursos Superiores, Mudança de Par Instituição/Curso e Titulares de Licencatura em Área Adequada: 7 a 11 de Setembro de 2020

2.Estudantes Bolseiros

O estudante candidato a bolsa deverá submeter o comprovativo da mesma , na sua ficha de estudante, no SIGARRA, na opção: "Comprovativo de pedido de bolsa de estudos".

Este documento só será válido após confirmação dos serviços académicos. A falta deste documento prevê a anulação da inscrição realizada.

Informações Complementares

Anulação da inscrição e desistência de frequência do ciclo de estudos

1 — A inscrição pode ser anulada unilateralmente pela U.Porto, nos termos gerais de direito, e ainda na situação de não abertura do ciclo de estudos.

2 — Nos casos de recolocação no âmbito do concurso nacional de acesso para um mesmo ano letivo, a anulação da inscrição realiza -se nos termos consagrados na legislação aplicável.

3 — O estudante pode solicitar a desistência de frequência do ciclo de estudos, através de requerimento dirigido ao diretor da unidade orgânica, sendo que:

1. a) Caso o pedido seja apresentado até ao fim do primeiro semestre de cada ano letivo, é devido o pagamento de todas as prestações vencidas, bem como a do mês em curso, à data do pedido.
  2. b) Caso o pedido seja apresentado após o fim do primeiro semestre é devida a totalidade da propina.

4 — Os estudantes que no ato de inscrição requeiram ou tenham requerido creditação de formação anterior podem solicitar a desistência de frequência do ciclo de estudos, no prazo de 10 dias úteis a contar da notificação da decisão sobre o requerimento de creditação efetuado.

5 — Os estudantes internacionais que, sendo obrigados à obtenção do visto de residência para efeitos de estudos, vejam o seu pedido indeferido podem solicitar a desistência de frequência do ciclo de estudos no prazo de 10 dias a contar da notificação do indeferimento do pedido de visto.

6 — Nas situações referidas nos números 4 e 5 do presente artigo é devido apenas o pagamento da primeira prestação de propinas, exceto se os estudantes tiverem obtido aproveitamento em unidades curriculares e pretendam a respetiva certificação, caso em que se aplica o disposto no n.º 3.

3. Oferta de Unidades Curriculares Opcionais

Optativas 2020.2021_v02

4.Oferta de Unidades Curriculares Singulares

As inscrições decorrem de 17 de Agosto a 4 de Setembro de 2020, mediante preenchimento e devolução do Requerimento por email, para: servicos.academicos@arq.up.pt

Vagas Unidades Curriculares Singulares

Informações úteis

De acordo com o esclarecimento Reitoral sobre as propinas aplicáveis ao Regime de Frequência em Tempo Parcial, passa a existir uma nova forma de cálculo assente no princípio da aplicação proporcionada do valor com base no número de créditos em que o estudante se inscreve:

-  Até 18 créditos ECTS, paga 35% do valor a tempo integral;

- Entre 19 e 37,5 créditos ECTS, paga 70% do valor a tempo integral;

- Entre 38 e 40,5 créditos ECTS, paga 80% do valor a tempo integral;

- Inscrição exclusiva na dissertação, paga 50% do valor a tempo integral.

Legislação aplicável

Regulamento de propinas da Universidade do Porto
Tabela de Taxas e Emolumentos da Universidade do Porto
Regulamento do estatuto de trabalhador-estudante da UPorto