Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Programa de Doutoramento em Arquitectura 2020.2021 | Novo Plano de Estudos

Programa de Doutoramento em Arquitectura 2020.2021 | Novo Plano de Estudos

3.ª fase de candidaturas: 30 de junho a 17 de julho de 2020



O Programa de Doutoramento em Arquitectura –  PDA da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto visa assegurar uma formação qualificada de nível de Terceiro Ciclo de Estudos na qual as questões da arquitetura, da organização do espaço e da representação são articuladas com o exercício da crítica e do pensamento teórico, consubstanciando um entendimento rigoroso e inovador das práticas de projeto e de investigação, numa perspetiva interveniente disciplinar social e cultural.

O Programa de Doutoramento em Arquitectura é um ciclo de estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Para a edição 2020.2021, o PDA vai disponibilizar 7 bolsas através de contrato estabelecido entre o Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP e a FCT, cujo edital será brevemente disponibilizado.

Estrutura curricular

1.º ano
Seminário de Projecto de Tese | Condicionada à Opção de Estudos
Unidades curriculares semestrais
Seminário de Investigação 1 e 2 | Condicionados à Opção de Estudos
Teoria 1 e 2

Métodos de Investigação 1 e 2
Optativa 1 e 2
A estrutura do primeiro ano curricular compreende um âmbito comum de ensino-aprendizagem de conhecimentos avançados de teoria e metodologia, no domínio da arquitectura e do urbanismo, e seminários de projecto tese e investigação que contemplam 5 opções de estudos. O 1.º ano curricular finaliza com a apresentação e defesa do Projeto de Tese em Painel de Aferição.

2.º e 3.º anos
Tese de Doutoramento

Os dois anos subsequentes são dedicados à elaboração da tese, sob orientação científica de um docente ou investigador da Faculdade de Arquitectura ou da Universidade do Porto, eventualmente integrado numa equipa de co-orientadores (inclusive externos à instituição). A prossecução dos trabalhos da tese é acompanhada e monitorizada através da realização das Práticas de Investigação e da revisão da problemática da tese, com a apresentação do Relatório de Progresso, no início do 3.º ano do programa de doutoramento.

Novo Plano de Estudos



Alteração ao plano de estudos do PDA registada pela DGES com o n.º R/A-Ef 2570/2011/AL01.


Opções de Estudos






A — Projecto do Espaço Habitacional e Formas do Habitar


Explora-se uma abordagem ao tema da casa e do habitar, nas diferentes variações conceptuais e operativas, desde o espaço doméstico ao espaço urbano, para a qual são convocadas as opções de desenho, construtivas e tecnológicas que em cada momento os determinam e materializam, assim como diferentes áreas de conhecimento que possibilitam a sua ampla compreensão, como oportunidade e condição para (re)pensar a contemporaneidade.

Coordenadora | Raquel Geada Paulino
Docentes Seminário de Projecto de Tese | Raquel Geada Paulino, Helder Casal Ribeiro, Domingos Tavares





B — Arquitetura: Teoria Projecto História


Propomos a construção aberta de uma tese, partindo de uma das modalidades – teoria, projecto, história –, na convergência das outras duas sempre presentes, enquanto reflexos ou desdobramentos de problemas que as intersectam e reúnem na unidade multifacetada do saber arquitectónico ao longo do tempo.

Coordenadora | Marta Oliveira
Docentes Seminário de Projecto de Tese | Marta Oliveira, Madalena Pinto da Silva, Alexandre Alves Costa





C — Dinâmicas e Formas Urbanas

Em maré de globalização e de acelerada metamorfose das tecnologias e dos modos de organização social, a urbanização é um processo-chave para compreender os distintos modos de territorialização da sociedade e dos seus artefactos mais persistentes. Todo o mundo é composto de mudança, escreveu o poeta - o desafio é entendê-lo.

Coordenadora
| Teresa Calix

Docentes Seminário de Projecto de Tese | Teresa Calix, Álvaro Domingues





D — Património Arquitetónico

A presente opção de estudos visa proporcionar o necessário enquadramento para a realização de uma investigação de nível avançado na área do património arquitetónico, possibilitando o estudo aprofundado das múltiplas questões que, nas diferentes escalas, são suscitadas pela sua salvaguarda e valorização.

Coordenador | Rui Fernandes Póvoas
Docentes Seminário de Projecto de Tese | Rui Fernandes Póvoas, Nuno Valentim Lopes, Joaquim Moreno





E — Teoria e Práticas do Projecto


Investigar a Arquitectura através do seu principal instrumento metodológico, o projecto-de-arquitectura, implica um movimento do olhar, ora no sentido da Teoria, ora no sentido das suas Práticas.

Coordenador | José Miguel Rodrigues
Docentes Seminário de Projecto de Tese | José Miguel Rodrigues, Nuno Brandão Costa, João Pedro Serôdio


Equipa docente

Alexandre Alves Costa, Álvaro Domingues, Ana Silva Fernandes, Carlos Machado, Clara Pimenta do Vale, Domingos Tavares, Eliseu Gonçalves, Filipa de Castro Guerreiro, Helder Casal Ribeiro, João Pedro Serôdio, João Pedro Xavier, Joaquim Moreno, José Miguel Rodrigues, José Pedro Sousa, José Quintão, Luís Soares Carneiro, Luís Urbano, Luís Viegas, Madalena Pinto da Silva, Maria José Casanova, Marta Oliveira, Marta Rocha, Nuno Brandão Costa, Nuno Valentim Lopes, Pedro Alarcão, Raquel Geada Paulino, Rodrigo Coelho, Rui Braz Afonso, Rui J. G. Ramos, Rui Mealha, Rui Fernandes Póvoas, Teresa Calix, Teresa Cunha Ferreira, Vítor Silva.

Docentes convidados
Ana Tostões (IST), Aurora Carapinha (U. Évora), Carmen Espeguel (ETSAM), Jorge Figueira (DARQ-FCTUC), José Aguiar (FAUL), José António Bandeirinha (DARQ-FCTUC), José Virgílio Pereira (FLUP), Juan Sabater Andreu (ETSAV-UPC), Maria Manuel Oliveira (EAUM), Marta Labastida (EAUM), Paulo Farinha Marques (FCUP).

Conferencistas
André Tavares (Lab2PT, EAUM), Kersten Geers (EPFL, GSDH, USI-AAM), Luca Ortelli (EPFL), Phillip Ursprung (ETHZ), Sérgio Mah (UNL, FBAUL) | em parceria com o grupo de investigação T2P (Teoria e Práticas de Projecto) do CEAU.

Propinas

Estudantes de nacionalidade portuguesa ou da UE | 2.750,00 ¤
Estudantes internacionais oriundos da CPLP | 3.312,50¤ ¤
Estudantes internacionais não pertencentes à UE/CPLP | 4.375,00 ¤

Bolsas de Estudo PDA | CEAU.FCT

Para a edição 2020.2021, o PDA vai disponibilizar 7 bolsas através de contrato estabelecido entre o Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP e a FCT, cujo edital será brevemente disponibilizado.

Teses defendidas

Lista de teses desenvolvidas e defendidas no Programa de Doutoramento em Arquitectura disponíveis no repositorio-aberto.up.pt.


Candidaturas

Candidaturas online

*Dado que no formulário das candidaturas ainda não se encontra disponível a Opção de Estudos E no campo 'Ordem de prioridade das áreas de especialização', no preenchimento do formulário deverá ser indicado no campo 'Informações adicionais relevantes para candidatura' a ordem de prioridade que atribui à nova opção de estudos E - 'Teoria e Práticas do Projeto'.

Mais informações sobre o programa de doutoramento.

.

Na eventualidade de se manter a situação de pandemia da Covid-19 e, caso sejam determinadas pelas autoridades de saúde limitações ao ensino presencial, o curso assumirá o regime de ensino à distância.



Imagens (de cima para baixo)
1 — Cartaz Estudo Prévio FAUP © Desenho de Álvaro Siza. Fotografia de José Salgado. Orientação gráfica de Joaquim Vieira
2 — Bairro da Bouça © Desenho Álvaro Siza
3 — © Desenho Fernando Távora | FIMS/FT/MM
4 — Plano Regional de Ordenamento de Território © FAUP | CEFA | CEAU
5 — Estudos/Alçados do Prédio de Habitação, Serviços e Comércio da Rua de Alexandre Braga, Porto © J. Marques da Silva | FIMS/MSMS/1621-pd0014 e FIMS/MSMS/1621-pd0386 
6 — FORM OF FORM © Brandão Costa, Jonhston Mark Lee, Office KGDVS, Trienal de Arquitectura de Lisboa 2016, Curadoria de André Tavares e Diogo Seixas Lopes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-07-14 às 17:40:25 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais