Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Prémio Secil de Arquitetura distingue Estudantes, Docente e Alumni da FAUP

Prémio Secil de Arquitetura distingue Estudantes, Docente e Alumni da FAUP

A presente edição do Prémio (de 2012 a 2016) contou com cerca de 80 trabalhos a concurso.

O Arquipélago - Centro de Arte Contemporânea, na Ribeira Grande, de Francisco Vieira de Campos, Professor na FAUP, Cristina Guedes (Menos é Mais Arquitectos ) e João Mendes Ribeiro, alumni FAUP, e a Sede Corporativa da EDP, em Lisboa, de Manuel Aires Mateus e Francisco Aires Mateus, foram as duas obras distinguida ex aequo com o Prémio Secil de Arquitetura.

O Júri da XII edição do Prémio, constituído por José Neves, João Carlos Santos, Ricardo Carvalho, João Belo Rodeia e Manuel Correia Fernandes, destacou em comunicado que "a Sede da EDP e o Arquipélago respondem a circunstâncias totalmente diferentes mas que contêm uma grande parte das possibilidades que se oferecem hoje aos arquitectos para a construção e a organização das cidades e dos territórios".

Foram igualmente atribuídos, pelos respetivos Júris os Prémios Secil Universidades – Concursos de Engenharia Civil e Arquitetura, que premeiam jovens talentos.

Na área da Arquitetura, foi distinguido, entre outros, o trabalho 'A terceira água revelando a paisagem' de Flora di Martino, Rita Martins e Saule Grybenaite da FAUP. O trabalho, orientado pelos Professores Rui MealhaLuís Pedro SilvaNuno Travasso e Teresa Calix, tinha já vencido a edição 2016 do Concurso Prémio Universidades Trienal de Lisboa Millennium BCP.

O Júri do Prémio Secil Universidades foi presidido por António Belém Lima (Secil e Ordem dos Arquitectos) e integrou José António Bandeirinha (Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Clara Gonçalves (ISMAT - Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes), Fátima Fernandes (ESAP — Escola Superior Artística do Porto), Rui Mendes (Universidade Autónoma de Lisboa), Sofia Aleixo (Universidade de Évora), Rodrigo Coelho (Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto), Célia Gomes (Secil) e Inês Vieira da Silva (Ordem dos Arquitectos).

Os Prémios Secil, iniciativa criada em 1992, visam distinguir o que de melhor é feito no âmbito da Arquitetura e da Engenharia Civil e são organizados em colaboração com os órgãos nacionais de representação das profissões envolvidas: a Ordem dos Arquitetos e a Ordem dos Engenheiros.

Mais informações em www.arquitectos.pt
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-01-26 às 06:21:03 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais