Você está em: Início > Notícias > #03 Conversa Tecnologias | Ciclo de Conversas PLURAL | Projeto ESCOLAS: Complexidade e Interpretação

#03 Conversa 'Tecnologias' | Ciclo de Conversas PLURAL | Projeto ESCOLAS: Complexidade e Interpretação

29 de janeiro de 2020, 4.ª feira, 18h00, Tanoaria - Casa da Arquitetura

© André Santos

Tecnologias
integra o Ciclo de Conversas PLURAL, visando debater a arquitetura a partir de uma visão alargada e interdisciplinar, convocando várias do saber.  Este segundo momento de reflexão e difusão, incorporado no projeto de investigação ESCOLAS: Complexidade e Interpretação, sediado no CEAU, assenta numa parceria entre a Casa da Arquitetura e a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.  Sob a coordenação de André Santos, o projeto tem como pano de fundo a transformação arquitetónica dos edifícios escolares, intervencionados ao abrigo do Programa da Parque Escolar, E.P.E., constituído por um universo de 74 escolas localizadas a “norte” do país.

"E [com as novas tecnologias] a arquitetura também vai ficar melhor. É mais cómodo uma casa moderna do que uma casa antiga. Não estou a dizer que seja mais bonita ou mais agradável. O que eu acho é que há um discurso objetivo da arquitetura. (…) O suporte da arquitetura é a construção. A arquitetura, acho eu, é a construção com a mais-valia que não tem a ver com a utilidade física e da matéria mas tem a ver com uma felicidade, uma emoção, uma paixão a que as pessoas aderem. Mas o suporte é sempre a construção." 1

A Conversa Tecnologias constitui o terceiro e último debate do Ciclo de Conversas PLURAL, convocando a dimensão tecnológica no contexto da arquitetura escolar.

A Conversa vai contar com a participação de Artur Mexia (diretor da SAPA Building Systems), Nuno Brandão Costa (Arquiteto), Rui Furtado (Engenheiro), Vasco Freitas (Docente FEUP) e Raúl Bessa. A moderação está a cargo de Susana Marvão, jornalista especializada em Tecnologias da Informação e Comunicação (Revista Business.IT).

O arquiteto Nuno Sampaio, Diretor Executivo da Casa da Arquitetura fará a introdução à sessão e a estudante Francisca Mendonça apresentará o projeto ESCOLAS: Complexidade e Interpretação e, em particular, os objetivos do Ciclo de Conversas e o sentido do debate Tecnologias.

Considerando o desempenho ativo e relevante dos edifícios escolares na instrução dos alunos, pretende-se promover um diálogo sobre o papel determinativo da inovação tecnológica, com consequências tanto no espaço escolar, como nos utilizadores. A significativa carga infraestrutural, a que os mais recentes diplomas legais induziram, veio a exigir da arquitetura um conjunto diversificado de soluções que, oscilando entre a exposição e a ocultação daqueles sistemas, se confrontaram com a especificidade da intervenção em edifícios preexistentes. Complementarmente, as questões da universalidade e, em particular, da garantia de acessibilidade à globalidade do espaço escolar permitiram que a arquitetura reafirmasse a sua responsabilidade social, contribuindo para ampliar o valor pedagógico da instituição escolar. Assim, a integração das novas tecnologias, não se isenta da reinvenção de um novo modelo de ensino-aprendizagem que, repensando a organização espaço-funcional, favorece o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas e ainda infraestrutura a sala de aula tradicional.

Patrocínio: Tintas Robbialac S.A.
Co-produção: Casa da Arquitectura
Parceiro Media: ROOF - An In & Out Magazine
Apoios: Personal Travel; Restaurante João Ratão
Apoios Institucionais: Ministério da EducaçãoParque Escolar, E.P.E.Ordem dos Arquitectos - Conselho Directivo NacionalOrdem dos Arquitectos - Secção Regional Norte

Entrada livre (sujeita à lotação da sala).
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

+ info

Ciclo de Conferências, Ciclo de Conversas, Exposição, Livro | ESCOLAS: Complexidade e Interpretação

1 SOUTO DE MOURA, Eduardo - “Entrevista”. Ana Sousa Dias in Diário de Notícias (03 de agosto de 2017).

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-23 às 16:10:41 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias