Você está em: Início > Notícias > Francisco Vieira de Campos distinguido com Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira

O projeto vencedor foi selecionado entre 52 candidaturas recebidas ao 5.º PNAM.

© DR

O projeto do arquiteto Francisco Vieira de Campos para o Hotel Rural da Casa do Rio, em Vila Nova de Foz Côa, da Quinta do Vallado, venceu o Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira de 2019.

Para além do projeto vencedor, o júri atribuiu uma Menção Honrosa à reconstrução da Torre e Necrópole do Antigo Castelo de Miranda do Corvo, na categoria "Afirmação da madeira e/ou derivados na reabilitação", da autoria dos arquitetos Carlos Antunes e Désirée Pedro (Atelier do Corvo).

O projeto vencedor foi escolhido entre as oito obras finalistas selecionadas pelo júri, destacadas das dezassete "Obras Selecionadas" pelo júri pela "sua distinta qualidade", de um total de 52 projetos candidatos à edição 2019 do PNAM.

Entre os projetos finalistas, contam-se vários da autoria de antigos estudantes da FAUP.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no dia 8 de novembro, no Mosteiro de Alcobaça.

O júri foi constituído pelos arquitetos Nuno Martins Melo (nomeado pela Ordem dos Arquitectos e vencedor da última edição do PNAM, em 2017, com o projeto Os Passadiços do Paiva), Marta Rocha (nomeada pela Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos), João Appleton (nomeado pela Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos), Eng.ª Helena Cruz (nomeada pelo LNEC), professores Fernando Diniz (Faculdade de Arquitetura da Universidade da Beira Interior), Florindo Mendes Gaspar (nomeado pelo Departamento de Engenharia Civil do Instituto Politécnico de Leiria), Dr.ª Sónia Durães (em representação do Patrocinador de Ouro, Balbino & Faustino, lda).

A 5.ª edição do PNAM teve como tema 'Arquitetura em Madeira: Saber Fazer, Saber viver' e teve como principal objetivo reconhecer a "qualidade dos arquitetos portugueses, aliada à nobre matéria-prima oriunda das nossas florestas e sua indústria", afirma a organização.

A comissão organizadora do PNAM 2019 integrou a AIMMP - Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, que a preside, a Ordem dos Arquitectos e a CPCI - Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário. A iniciativa contou com o Alto Patrocínio do Presidente da República.

Mais informações em www.pnam.pt
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-12-14 às 13:09:11