Você está em: Início > Notícias > Candidaturas: Curso Livre Arquitectura e Desenho - habitação plurifamiliar do Século XX 2019.2020 (1.º Semestre)

Candidaturas: Curso Livre 'Arquitectura e Desenho - habitação plurifamiliar do Século XX' 2019.2020 (1.º Semestre)

Prazo de candidaturas: 30 Julho a 16 de Setembro 2019 (nova data!)

Candidaturas Online
 [30 Julho a 16 de Setembro 2019 - nova data!]

linha

A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) vai realizar a 6.ª edição do Curso Livre 'Arquitectura e Desenho – habitação plurifamiliar do Século XX' que irá decorrer entre 20 de Setembro de 2019 e 17 de Janeiro de 2020, às Sextas feiras, das 14h30 as 18h00, num total de 12 sessões. As candidaturas online podem ser feitas no site da FAUP em www.fa.up.pt > Cursos Livres > Arquitectura e Desenho, entre 30 Julho a 16 de Setembro 2019 (nova data!).

A partir da premissa de que hoje em dia se verifica, entre os estudantes, uma dificuldade em identificar, observar, anotar e reter, com rapidez e eficiência, muitos dos factos e formas estruturantes na composição de uma obra arquitectónica, potenciada pela celeridade dos meios de difusão de imagens arquitectónicas nos media digitais, este Curso pretende fomentar a capacidade de concentrar o olhar sobre os factos relevantes de uma imagem, de um desenho ou de um comentário, com acuidade e eficácia. Consequentemente, o objectivo do Curso Livre é ajudar a criar e desenvolver a capacidade de observar, destacar e compreender (e representar, pelo desenho rápido), os significantes arquitectónicos essenciais à análise de projecto.

O Curso Livre estrutura-se em torno de um conjunto de casos singulares de edifícios de habitação plurifamiliar e explora os vários significados de desenho em projecto: o desenho entendido como meio de concepção e comunicação mas sobretudo, como forma de pensar, entender e fazer arquitectura; o desenho entendido ainda como instrumento preferencial no estudo aprofundado do projecto - suas opções/modelos conceptuais e respectivos temas/princípios de composição.

Com coordenação dos arquitectos e docentes Maria José Casanova e Marta Rocha, o curso assenta num modelo de Aulas-Conferências, 12 no total, ministradas por docentes associados ao estudo da habitação plurifamiliar, convidados a leccionar a Unidade Curricular optativa "Arquitectura e Desenho", no âmbito do Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP.

Para a 6ªedição (1.º Semestre, ano lectivo 2019/2020), o corpo docente do Curso é constituído por: Ana Isabel Costa e Silva, André Santos, Carlos Nuno Lacerda Lopes, Helder Casal Ribeiro, Luís Soares Carneiro, Luís Viegas, Marco Ginoulhiac, Maria José Casanova, Marta Rocha, Raquel Paulino e Rui Ramos.

O curso destina-se, prioritariamente, a estudantes de Arquitectura, arquitectos, estudantes da U.Porto interessados na temática e público em geral.

O curso tem um custo de 80 ¤ para Membros U.Porto (estudante, docente ou não docente) e 120 ¤ para o público em geral.

As candidaturas, limitadas ao número máximo de 10 vagas disponíveis para este Curso, decorrem entre 30 Julho a 16 de Setembro 2019.

Folheto Arquitectura e Desenho (PDF)

Prazos de candidaturas:

1.ª fase: 30 de Julho - 16 de Setembro 2019

Candidaturas online:

www.fa.up.pt

www.fa.up.pt > Cursos Livres > Arquitectura e Desenho

Poster
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-09-15 às 14:11:58