FAUP
Você está em: Início > Notícias > Nuno Brandão Costa | Orgânico Racional sobre a obra de Pedro Ramalho

Nuno Brandão Costa | 'Orgânico Racional' sobre a obra de Pedro Ramalho

Inauguração: 8 de Junho de 2019, 17h00 | Exposição: 9 de Junho - 8 de Setembro de 2019, Casa da Arquitectura

A exposição 'Orgânico Racional' sobre a obra do arquiteto Pedro Ramalho, com curadoria de Nuno Brandão Costa e com base num olhar sobre o seu acervo recentemente doado à Casa da Arquitectura, inaugura no dia 8 de Junho, sábado, às 17h00, na Galeria da Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura, em Matosinhos, onde ficará patente até 8 de Setembro.

Esta mostra tem por base uma selecção de dez obras do arquitecto portuense construídas no distrito do Porto desde os anos 60 até à actualidade, retratando vários programas e escalas de intervenção.

Para Nuno Brandão Costa, a exposição pretende "revelar a importância, a singular qualidade e a coerência do seu corpo de trabalho, demonstrando a resistência física e conceptual das suas edificações e a intemporalidade da sua arquitetura, impermeável a tendências, modismos estilísticos, correntes ou agendas críticas."

"A obra apresenta-se discreta, elegante e rigorosa. A cultura racionalista de Pedro Ramalho explica a formalização de uma arquitetura geometricamente simples, de origem clássica. Tipologicamente reconhecível, desenhada e proporcionada em estruturas programáticas lógicas e repetitivas, insinua sempre uma raiz organicista que traduz uma sensibilidade específica relativa aos sítios e aos lugares no momento da construção”, acrescenta ainda o curador da exposição.

Pedro Cândido Almeida de Eça Ramalho nasceu em Caminha, Viana do Castelo, a 16 de junho de 1937. Formou-se na Escola Superior de Belas-Artes do Porto, onde lecionou de 1968 até 1984. Em 1985 transferiu-se para a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, da qual se reformou como Professor Associado. Em 1962, iniciou a atividade liberal como arquiteto, no decurso da qual trabalhou para as Câmaras Municipais do Porto, Matosinhos, Guimarães e Águeda e ainda para o Fundo de Fomento da Habitação, para o Instituto Nacional da Habitação e para as Universidades de Aveiro e Porto.
Na sua obra têm preponderância os projetos de habitação coletiva, como é o caso dos diversos blocos que projetou na Pasteleira, Porto, Plano Integrado de Guimarães, Conjunto Habitacional para a Habitovar em Ovar, Zona das Antas (SAAL) no Porto, conjunto habitacional da cooperativa “Sete Bicas“ em Matosinhos, entre outros.
No campo dos equipamentos desenvolveu projetos como o Museu e o Auditório na Rua D. Hugo no Porto, as Piscinas Municipais em Matosinhos e São Mamede de Infesta, as novas instalações da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o Departamento de Gestão da Universidade de Aveiro e a Recuperação do Teatro Rivoli no Porto.
Participou em diversas exposições, designadamente a “Onze Arquitectos do Porto” e foi premiado em vários concursos de Arquitetura (AAP, INH, Associação Internacional dos Críticos de Arte e Câmara Municipal do Porto).
A par do ensino e da arquitetura, também se tem dedicado ao desenho de mobiliário, ao desenho, à serigrafia e à escrita.

Visita guiada com o curador, Nuno Brandão Costa, na companhia do arquiteto Pedro Ramalho à exposição 'Orgânico Racional Pedro Ramalho'
9 de Junho de 2019, domingo, 11h00

Entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete 30 minutos antes da visita.

casadaarquitectura.pt

Copyright 1996-2019 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-08-23 às 08:48:16