Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Conferência Internacional On the Surface | MAAT

Conferência Internacional On the Surface | MAAT

31 de Maio de 2019, MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

A 5ª edição da conferência On the Surface irá acontecer por ocasião da exposição do MAAT Ficção e Fabricação, sob o tema 'Visual Spaces of Change: Unveiling the Publicness of Urban Space' - com foco nas transformações contemporâneas do espaço público, esta edição propõe debater e explorar o potencial da Fotografia como instrumento significativo para investigar, refletir e tornar visível a emergência de novas experiências coletivas no espaço social.

O Comité Executivo da 5ª edição da conferência On the Surface é constituído por Pedro Leão Neto (FAUP) e Pedro Gadanho (MAAT), a programação está a cargo de José Barbedo (FAUP / CEAU), que co-organiza e co-produz com Joana Henriques (MAAT).

O programa desta conferência compreende três mesas redondas nas quais a fotografia é explorada como um instrumento significativo de pesquisa para construir visões críticas e inovadoras sobre a arquitetura como um campo amplo de conhecimento que opera dentro de sistemas maiores, com dimensões culturais, artísticas, técnicas e históricas.

O foco desta 5ª edição sobre a condição pública do espaço urbano pretende questionar como diferentes dimensões da esfera pública podem ser significativamente entendidas ou reenquadradas através de diferentes lentes e perspectivas. No centro deste debate está a discussão contemporânea de que a imagem da cidade é em si modificada dentro do próprio processo de mudança de acordo com condições sensoriais e cognitivas específicas, influenciando a legibilidade do espaço público e a imaginação da esfera pública.

Nesta conferência estas e outras interrelações serão debatidas e exploradas para inferir como estas podem estabelecer novas conexões espaciais em territórios expandidos de interação cosmopolita. Dentro dessa discussão mais ampla, cada mesa-redonda abordará as seguintes questões, entre outras questões colocadas pelos autores convidados.

linha
Inscrições online
linha

31 de Maio 2019 (6.ª feira), 9h30-18h30

Sessão de abertura
Pedro Gadanho - MAAT
José Miguel Rodrigues - FAUP
Olívia da Silva - ESMAD
Pedro Leão Neto -FAUP

Conferência de abertura 
Marco Iuliano

Painel #1 | Espaços visuais de mudança através de imagens digitais
guest speaker - Beate Gütschow
Katarina Andjelkovic
Zeca Osorio
Moderador - Pedro Leão Neto

Painel #2 | Repensar o espaço público através da fotografia artística e documental sobre arquitetura
guest speaker - Bas Princen
Ana Miriam
Apostolos Kyriazis
Cristina Gastón Guirao
Moderador - Iñaki Berguera

Painel #3 | Arquitetura e espaço urbano na história da fotografia
guest speaker - Gloria Moure
Ana Amado & Andrés Patiño
Mariana Von Hartenthal
SUN Haode
Moderador - Pedro Gadanho

Conferência de encerramento 
Paolo Rosselli



O projecto de investigação "Visual Spaces of Change", AAC n.º 02/SAICT/2017 (refª POCI-01-0145 - FEDER - 030605), é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).

+ info
www.onthesurface.net
www.maat.pt

Poster
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2023 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2023-06-09 às 21:58:11 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias