FAUP
Você está em: Início > Notícias > Exposição | objectos em betão inovador . Concepção e Experimentação Estrutural

Exposição | objectos em betão inovador . 'Concepção e Experimentação Estrutural'

Inauguração: 30 de Abril de 2019, 11h00

No contexto da unidade curricular de Concepção e Experimentação Estrutural, três objectos em betão foram construídos por alunos e a sua exposição será inaugurada no próximo dia 30 de Abril, às 11h00, no pátio da FAUP.

Num exercício escolar que marca uma parceria entre a academia e o mundo empresarial, os alunos do Mestrado Integrado em Arquitectura foram desafiados a construir estes objectos, num exercício que visa aproximar a componente conceptual da prática construtiva.

"Quando pensámos nesta nova unidade curricular, o objectivo principal era trazer uma nova forma de ensinar estruturas para arquitectos, que fosse mais visual e intuitiva. No entanto, rapidamente percebemos que a apreensão deste conhecimento seria mais eficaz se os alunos tivessem de construir, em que obrigatoriamente teriam de ter uma relação mais próxima com a gravidade, os materiais e os processos construtivos", refere o docente da unidade curricular, engenheiro Edgar Brito.

Saindo do domínio da teoria e passando para a prática construtiva, os alunos realizaram visitas a obras e ao Laboratório de Materiais de Construção da Faculdade de Engenharia, onde assistiram ao desenvolvimento de um betão resistente inovador, 60% mais leve e com uma capacidade de isolamento térmico dez vezes superior a um betão normal.

Contando com o apoio de empresas como a Mota-Engil, a Peri, a Argex, a Sika, a Bekaert e a Artworks, apesar de este tipo de betões serem comuns na Suíça ou na Alemanha, para Edgar Brito este “é o primeiro betão ultra-leve com função estrutural produzido em Portugal, com agregrados naturais e resíduos industriais, o que é uma oportunidade para se construírem edifícios com sistemas construtivos unitários (como se fazia no passado) que são simultaneamente mais sustentáveis.”

Prevê-se que a exposição das objectos fique patente no pátio da FAUP durante os próximos meses. A exposição poderá ser instalada num espaço público a definir de acordo com os resultados dos contactos estabelecidos com diversas entidades.

.
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-25 às 04:31:31