Você está em: Início > Notícias > Manuel Graça Dias | 1953.2019

Manuel Graça Dias | 1953.2019

25 de Março de 2019

É com grande pesar que a FAUP toma conhecimento da morte do arquitecto Manuel Graça Dias, Professor na FAUP.

O velório realiza-se nesta segunda-feira, 25 de Março, a partir das 18h00, na Basílica da Estrela, em Lisboa. O funeral sai amanhã, 26 de Março, às 15h30, da Basílica da Estrela para o Cemitério dos Olivais.

A FAUP apresenta as mais sinceras condolências à família, amigos e colegas.

Manuel Graça Dias integrou o corpo docente da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto desde 1997, assumindo a regência de Teoria Geral da Organização e do Espaço. Neste período de tempo, foram seus assistentes Beatriz Madureira, Gonçalo Furtado, Rui Pinto e Luis Urbano.

Doutorou-se em 2009 na FAUP com a Tese Depois da cidade viária, sendo, desde 2015, Professor Associado.

Manuel Graça Dias nasceu em Lisboa, em 1953. Formou-se em 1977 em arquitectura pela ESBAL e entre 1978-1981 foi colaborador, em Macau, do arquitecto Manuel Vicente. Criou, em 1990, o atelier Contemporânea, com Egas José Vieira. Tem trabalhos construídos em Almada, Braga, Chaves, Guimarães, Lisboa, Porto, Vila Real, Macau, Madrid, Sevilha e Frankfurt que têm sido objecto de publicação na imprensa especializada e de diversas exposições colectivas ou individuais. Pelo conjunto da sua obra construída, foi distinguido em 1999 com o Prémio AICA/Ministério da Cultura (Arquitectura).

Comissário de diversas exposições e representações, autor de vários livros, escreveu inúmeros artigos de crítica e divulgação de arquitectura em jornais e revistas da especialidade. Foi autor do programa Ver Artes/Arquitectura na RTP2, colaborador da rádio TSF e do semanário Expresso. Foi director do Jornal Arquitectos, membro da direcção da Ordem dos Arquitectos e Presidente da Secção Portuguesa da Association Internacional des Critiques d'Art, SP/AICA.

Manuel Graça Dias foi agraciado em 2006 pelo então Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Nota biográfica completa na página pessoal de Manuel Graça Dias enquanto docente da FAUP em www.fa.up.pt.

Manuel Graça Dias
Manuel Graça Dias © Augusto Brázio, 2012
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-03-19 às 03:35:48 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias