FAUP
Você está em: Início > Notícias > Congresso Internacional Team Ten Farwest: Critical Revision of the Modern Movement in the Iberian Peninsula, 1953-1981

Congresso Internacional 'Team Ten Farwest: Critical Revision of the Modern Movement in the Iberian Peninsula, 1953-1981'

28 - 30 de Novembro de 2019, FAUP

No ano em que se assinalam 60 anos sobre o último CIAM, realizado em Otterlo, a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto acolhe de 28 a 30 de Novembro de 2019 o Congresso Internacional «Team Ten Farwest: Critical Revision of the Modern Movement in the Iberian Peninsula, 1953-1981».

Com dois encontros preparatórios já realizados em Guimarães (2017) e Barcelona (2018), Team Ten Farwest é um projecto de investigação que surge como resposta ibérica ao projecto Team 10 East, organizado por Łukasz Stanek em 2013. Tendo como objectivo explorar as relações de Portugal e Espanha no âmbito dos debates que tiveram lugar em torno das ideias, das obras e dos protagonistas do Team 10, propõe-se debater os processos de recepção e assimilação das ideias deste grupo de arquitetos na revisão crítica do movimento moderno na Península Ibérica.

O congresso é organizado por Pedro Baía, Nelson Mota e Tiago Lopes Dias, em conjunto com as comissões organizadoras dos encontros de Guimarães e Barcelona. Para além da FAUP, o congresso conta com as seguintes parcerias: Lab2PT - Laboratório de Paisagens, Património e Território; Escola de Arquitectura da Universidade do Minho; Fundação Instituto Marques da Silva; Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra; e TU Delft – Faculty of Architecture and the Built Environment.

Mais informações brevemente disponíveis.

arquitectura 76

Jerzy Soltan, Alfredo Viana de Lima, Oskar Hansen, Ralph Erskine, Kenzo Tange, no último CIAM de Otterlo, em 1959 (ASP Archive, Warsaw). A fotografia acompanhou o ‘call for papers’ do seminário «Team 10 East» (2013), tendo a sua divulgação permitido a Pedro Baía sinalizar o arquitecto que permanecia por identificar como sendo Viana de Lima (antigo Professor da ESBAP, cujo acervo documental está depositado no Centro de Documentação da FAUP).
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-08-23 às 08:46:49