Você está em: Início > Notícias > Estudante da FAUP distinguido com Prémio Cidadania Ativa da U.Porto (vertente pedagógica)

O prémio Cidadania Ativa foi criado em 2012 pela Universidade do Porto com o propósito de distinguir os estudantes que se tenham destacado pelo seu papel cívico extracurricular.

O estudante da FAUP João Paulo Gonçalves, um dos quatro autores com Paula Reis, Vitor Almeida e Sara Oliveira do projecto 'Arquitetos de família', foi distinguido com o Prémio Cidadania Ativa da Universidade do Porto, na vertente pedagógica.

O projecto 'Arquitetos de família' teve como objectivo "levar arquitetura" a quem geralmente não pode aceder aos serviços de um arquitecto e permitiu encontrar "um lugar digno na cidade" para famílias com poucos recursos, ou seja, "criar habitações com qualidade e com rendas controladas". Esta iniciativa teve ainda como caráter inovador a "ponte criada entre o ensino e a ação social”, através da participação de estudantes finalistas da FAUP no programa Casa Reparada Vida Melhorada, promovido pela Junta de Freguesia do Bonfim.

O trabalho dos estudantes deu origem a dois resultados diferentes. Por um lado, a uma reabilitação de qualidade e a custos controlados, de três casas de ilha nas Eirinhas. Por outro, à criação do workshop Arquitectos de Família que, com a coordenação do grupo Morfologias e Dinâmicas do Território do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP e do programa Habitar Porto, coordenado pelo arquitecto Aitor Varea Oro, investigador do CEAU-FAUP, alargará a iniciativa a mais ilhas, proporcionando aos estudantes uma experiência real da prática profissional.

Foram também premiados na 6.ª edição dos Prémios Cidadania Ativa da Universidade do Porto os estudantes José Tiago Sousa (FEP) na Vertente Humanitária ou Solidária, Hernâni Oliveira (FEUP) no Campo do Empreendedorismo, e Maria Francisca Mendes (FADEUP) no Domínio desportivo e/ou ambiental.

Os quatro vencedores do Prémio de Cidadania Ativa vão ser distinguidos durante a Sessão Solene do Dia da Universidade 2019, agendada para o dia 22 de Março, no edifício da Reitoria da U.Porto.

O prémio Cidadania Ativa foi criado em 2012 pela A Universidade do Porto com o propósito de distinguir os estudantes que se tenham destacado pelo seu papel cívico extracurricular. O Prémio distingue anualmente quatro estudantes com trabalho e projectos de relevo nas áreas da solidariedade social, empreendedorismo, políticas pedagógicas e de desporto e/ou ambiente com a menção do prémio no diploma e o valor monetário de 1000 euros.

noticias.up.pt

Prémio Cidadania Activa 2019

Os estudantes da FAUP João Paulo Gonçalves, Paula Reis, Vitor Almeida e Sara Oliveira, autores do projecto 'Arquitetos de família' que venceu o Prémio Cidadania Ativa da Universidade do Porto, na vertente pedagógica © direitos reservados
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas