FAUP
Você está em: Início > Notícias > eCAADe + SIGraDi 2019 Conference Architecture in the Age of the 4th Industrial Revolution

eCAADe + SIGraDi 2019 Conference 'Architecture in the Age of the 4th Industrial Revolution'

11, 12 e 13 de Setembro de 2019, FAUP

Em 2019, o eCAADe (Europa) e o SIGraDi (Iberoamérica), duas associações internacionais de referência na área de arquitetura e tecnologias digitais, decidiram juntar as suas Conferências Anuais para criar um evento único na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto - a Conferência eCAADe SIGraDi 2019.

Dedicada ao importante tema "Arquitetura na Era da 4ª Revolução Industrial", a Conferência Internacional eCAADe + SIGraDI 2019 vai decorrer nos dias 11, 12 e 13 de Setembro de 2019, na FAUP.

Tema da conferência
Hoje vivemos em um momento de profundas e aceleradas mudanças na maneira como percebemos e interagimos com o mundo, o que muitos autores não hesitam em designar como: 4ª Revolução Industrial
Avanços extraordinários em áreas como comunicação móvel, inteligência artificial, big data, computação em nuvem, blockchain, nanotecnologia, biotecnologia, reconhecimento facial, robótica ou manufatura aditiva estão fundindo os sistemas físicos, biológicos e digitais de produção. Tal contexto tecnológico desencadeou uma série de inovações e conceitos disruptivos, como o smartphone, redes sociais, jogos online, internet das coisas, materiais inteligentes, ambientes interativos, fabricação personalizada, impressão 3D, realidade virtual e aumentada, drones, carros autónomos ou cidades inteligentes que, juntas, estão configurando um mundo radicalmente novo.
Como no passado, se o mundo muda, a disciplina da Arquitetura não pode ficar indiferente. Deve compreender e se adaptar às novas circunstâncias e também, porque não, orientar algumas das transformações em curso. Como as tecnologias digitais estão no centro do paradigma emergente, convidamos acadêmicos, pesquisadores, profissionais e estudantes para abordar o papel da arquitetura na era da 4ª revolução industrial.

Datas importantes
Data limite de submissão de resumos: 1 Fevereiro 2019
Decisão sobre a aceitação de resumos: 1 Abril 2019
Data limite de submissão de artigos: 1 Junho 2019