Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Hoje é domingo
FAUP
Você está em: Início > Notícias > Ruy Jervis dAthouguia | Apresentação de livro e documentário

Notícias

Ruy Jervis d'Athouguia | Apresentação de livro e documentário

14 de Fevereiro de 2019 (Quinta-feira), 18h30, Sala Plana - FAUP

A Sala Plana da FAUP vai acolher no dia 14 de Fevereiro (Quinta-feira), às 18h30, o lançamento do Livro monográfico sobre Ruy d'Athouguia da autoria da arquitecta Graça Correia - professora convidada da FAUP, publicado pela Editora Afrontamento, com o apoio da Fundação Marques da Silva; seguido da projecção do documentário 'Ruy Jervis d'Athouguia - Um Moderno por descobrir', produzido pela RTP2 a propósito do Centenário do nascimento de Ruy d'Athouguia.

A abertura da sessão vai estar a cargo do director da FAUP, professor João Pedro Xavier, e a apresentação do livro será assinalada por uma conversa com os arquitectos e professores José Miguel Rodrigues (FAUP) e José Fernando Gonçalves (DARQ-UC).

Programa:

18h30 | Abertura da sessão com introdução do professor  João Pedro Xavier
18h45 | Apresentações dos professores José Miguel Rodrigues (FAUP) e José Fernando Gonçalves (DARQ-UC)
19h15 | Apresentação do Livro pela autora - professora Graça Correia, e introdução do documentário.
19h30 | Projecção do documentário 'Ruy Jervis d'Athouguia - Um Moderno por Descobrir' (50 minutos)

O livro sobre Ruy d'Athouguia inclui textos de: Ana Tostões, Eduardo Souto de Moura, Hélio Piñon, João Luís Marques, João Pedro Falcão de Campos e João Manuel Santa Rita, José Fernando Gonçalves, Manuel Mateus, Nuno Brandão Costa e Ricardo Carvalho.

O documentário, da autoria de Nuno Costa Santos e Ricardo Clara Couto, propõe uma incursão pela vida de Ruy d´Athouguia, nome fundamental da arquitectura portuguesa, com a colaboração do seu neto, Duarte Athouguia Pinto Coelho e da arquitecta Graça Correia Ragazzi, uma estudiosa da sua obra.

Ruy d´Athouguia nasceu em 1917 e pertence a uma nova geração de arquitetos formados num contexto clássico mas com um olhar na vanguarda. Esteve envolvido no desenho e na construção de alguns dos edifícios mais significativos em Portugal, entre os quais o edifício sede da Fundação Calouste Gulbenkian, que projetou em parceria com os arquitetos Pedro Cid e Alberto Pessoa. Através de imagens de arquivo e da visita aos principais edifícios projetados pelo arquitecto, o documentário pretende fixar os propósitos essenciais do projeto artístico do autor e perceber como é que os seus edifícios marcam os lugares onde se inserem.


Biografias:

Graça Correia nasceu no Porto a 24 de Junho de 1965. Licencia-se em Arquitectura pela FAUP em 1989 e colabora com o arquitecto Eduardo Souto de Moura desde essa data até 1995. É Professora Associada e Directora do curso de Doutoramento na FCATI, ULP, Professora Auxiliar Convidada na FAUP, tendo lecionado, efectuado revisões críticas bem como conferências em diversas universidades.  Desde 2000 realiza alguns projectos em sociedade com o arquitecto Eduardo Souto de Moura, designadamente o Projecto da Escola Superior de Hotelaria em Portalegre e o Estudo para os Edifícios Históricos da Fábrica Robinson.  Foi bolseira da FCT, tendo defendido na Universidade Politécnica da Catalunha - UPC, em 2006, a Tese de Doutoramento: Ruy Jervis d’Athouguia – A Modernidade em Aberto, sob a orientação do arquitecto Hélio Piñón, com a classificação de EXCEL.LIENTE, Cum Laude. Esta tese foi finalista do VI Concurso Bienal de Tesis de Arquitectura ARQUIA atribuído bienalmente pela Fundación Caja de Arquitectos à melhor tese defendida em território espanhol.  Publica, em 2008, o livro Ruy Athouguia: A Modernidade em Aberto, em 2014, o livro Ruy Athouguia para a coleção Arquitectos Portugueses, 2ª série para o Jornal Público, e em 2015, o livro Casa Sande e Castro 1954 para a coleção ONE da editora AMAG. Publica regularmente artigos em revistas da especialidade e tem participado em vários seminários e conferências em Portugal e no estrangeiro.

José Miguel Rodrigues nasceu no Porto em 1970. Formou-se na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) em 1994. É Mestre e Doutor pela mesma escola (1998 e 2000). É co-autor do projecto da Nova Aldeia da Luz (1995-2002) e, desde 1998, professor na FAUP. Em 2013 publicou a tese de doutoramento “O Mundo Ordenado e Acessível das Formas da Arquitectura” e, desde 2011, desenvolve um projecto de pós-doutoramento intitulado «A relação entre a teoria e a prática em Giorgio Grassi: afinidades e oposições», um projecto de tradução para português da obra escrita do autor. Traduziu, no âmbito do projecto editorial Giorgio Grassi, opera omnia, sic: “Leon Batista Alberti e a Arquitectura Romana” e “Escritos Escolhidos 1965-2015”. Foi membro do Conselho de Administração da FIMS e Director do curso de Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP (2009-2018). Actualmente é Director do centro de investigação da FAUP (o CEAU-FAUP) e Professor Associado na mesma escola, leccionando: História da Arquitectura Moderna (no Mestrado) e Métodos de Investigação em Arquitectura e Urbanismo (no PDA).

José Fernando Gonçalves nasceu em Vila Nova de Gaia em 1963. Formou-se em Arquitectura na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto em 1988. Realizou em 1996 as Provas de Aptidão e Capacidade Cientifica no DARQ-FCT-UC. Em 2007 concluiu o doutoramento em 'Proyectos Arquitectónicos' na UPC Barcelona e é, desde essa altura, Professor Auxiliar - Regente de Projeto IV no DARQ-FCT-UC. Entre 2008 e 2010 foi Diretor DARQ-FCT-UC. Em 2011/2012 foi 'Visiting-Professor' na Facoltà di Architettura "Aldo Rossi" di Cesena Università "Alma Mater Studiorum" di Bologna, e em 2015/2016 foi Visiting-Professor na École Spréciale d’Architecture, Paris, 2015/2016. Foi Presidente do Conselho Directivo Regional Norte da Ordem dos Arquitectos entre 2010 e 2013. É membro fundador da ‘Academia de Escolas de Arquitectura de Língua Portuguesa’, no Rio de Janeiro, em 2009. Tem trabalho publicado em revistas e livros nacionais e internacionais e realiza regularmente conferências e workshops em Portugal e no estrangeiro.

Entrada livre (sujeita à lotação da sala). 
Programa sujeita a alterações (sem aviso prévio).

Organização: Livraria AFEAUP | Apoio Institucional: FAUP

+ info
www.aefaup.com

Ruy Jervis d´ Athouguia
Arquivo Ruy d´Athouguia
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-02-24 às 01:51:47