Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FAUP
Você está em: Início > Notícias > Conferência Tecno-utopias da Arquitetura e realidade por Paulo Eduardo Fonseca de Campos | Ciclo de Conferências DFL - Arquitectura e Tecnologia

Notícias

Conferência 'Tecno-utopias da Arquitetura e realidade' por Paulo Eduardo Fonseca de Campos | Ciclo de Conferências DFL - Arquitectura e Tecnologia

13 de Fevereiro de 2019 (Quarta-feira), 15h00, Sala Plana - FAUP

A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) recebe no dia 13 de Fevereiro, Quarta-feira, às 15h00, na Sala Plana, a conferência 'Tecno-utopias da Arquitetura e realidade' que será apresentada pelo arquitecto Paulo Eduardo Fonseca de Campos, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), e coordenador do laboratório de fabricação digital FAB LAB SP e do Grupo de Pesquisa DIGI-FAB - Tecnologias digitais de fabricação aplicadas à produção do Design e Arquitectura.

Tecno-utopias da Arquitetura e realidade
Sob o signo da inovação tecnológica voltada à construção massiva de habitações, imprimiu-se à reconstrução da Europa no segundo Pós-Guerra uma visão produtivista. As críticas já suficientemente difundidas a esse modelo, que vincula a pré-fabricação seriada à rigidez e à uniformidade, recaem, sobretudo, sobre as questões intrínsecas da arquitetura (ou da falta dela) e sua relação com o entorno urbano, a cidade.
Com a recente disseminação das tecnologias digitais de fabricação, novas tecno-utopias vêm sendo associadas à teoria e ao desenvolvimento de uma produção arquitectónica contemporânea não padronizada, com ênfase à flexibilidade e variedade.
Resta saber como as ferramentas de fabricação digital poderão coadjuvar os processos sociais implícitos na Arquitetura e na solução dos problemas reais da cidade, os quais estão, em grande parte, vinculados ao território e à escala local, habitualmente em contraposição aos diferentes tipos de inovação relacionados a uma gama variada de imaginários utópicos, mas também a ideologias nem sempre muito perceptíveis.
Paulo Eduardo Fonseca de Campos

Paulo Eduardo Fonseca de Campos é Professor Livre-Docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), onde coordena o laboratório de fabricação digital FAB LAB SP e o Grupo de Pesquisa DIGI-FAB - Tecnologias digitais de fabricação aplicadas à produção do Design e Arquitetura Contemporâneos. É coordenador da Área de Design e Arquitetura na Pós-Graduação da FAUUSP. Atualmente é investigador visitante no Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra, Portugal. Foi investigador visitante na Newcastle University, no Reino Unido, onde desenvolveu Pós-Doutorado (2014-2015). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981). Mestre em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1989). Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2002) e Livre-Docente também pela FAUUSP (2016). Coordenou o Curso de Design da FAUUSP (2011-2013). Foi superintendente do Comitê Brasileiro da Construção Civil (CB-02) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) (2012-2015). Atuou no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) do extinto Ministério das Cidades, onde foi membro do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação (CTECH). Diretor Técnico da ABCIC-Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Biênio 2003-2004). Consultor internacional em tecnologia para habitação do PNUD-Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (2006). Coordenador internacional do Projeto de Pesquisa MicroCAD do Programa Iberoamericano de Cooperação CYTED (2008-2013). Membro correspondente do Grupo de Trabalho sobre Pré-fabricação da FIB-Fédération Internationale du Béton. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em sistemas construtivos industrializados, atuando principalmente nos seguintes temas: pré-fabricados, habitação, betão de alto desempenho, urbanização e saneamento.

Entrada livre (sujeita à lotação da sala). 
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).


Poster
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-04-22 às 12:13:57