Hoje é domingo
FAUP
Você está em: Início > Notícias > CEAU | Concurso internacional de Desenho e Fotografia (DPIc) - Espaço e Identidade nas Faculdades da U. Porto: Visual Spaces of Change (VSC)

Candidaturas até 31 de Julho de 2019

O Concurso Internacional de Desenho e Fotografia (DPIc) - Espaço e Identidade nas Faculdades da U. Porto: Visual Spaces of Change (VSC) é dirigido a todos os estudantes e investigadores da U. Porto.

O tema nuclear do concurso é a ideia de Utopia e de Espaços Visuais de Mudança (VSC), tendo como enfoque os espaços e identidade das 14 Faculdades da U. Porto. O concurso é organizado pelo grupo de investigação CCRE (FAUP) integrado no centro de I&D da FAUP (CEAU) e a AEFAUP, em parceria com as Associações de Estudantes de todas as outras Faculdades da U. Porto, sendo promotores o consórcio do projecto de investigação VSC, conjuntamente com o laboratório AAi2 Lab, contando com o apoio institucional da Reitoria da U. Porto e da FAUP.

A coordenação do concurso é da responsabilidade do CCRE-CEAU/FAUP principal responsável do projeto VSC, em parceria com o Centro ALGORITMI-Lab2PT/UMINHO pelo projecto VSC.

VISUAL SPACES OF CHANGE - VSC é a primeira etapa de um projeto de Arquitetura, Arte, Imagem e Inovação (AAI2) sobre dinâmicas emergentes de mudança na Área Metropolitana do Porto (AMP). Projetos de Fotografia Contemporânea (CPP) serão desenvolvidos e implementados em locais específicos, concebidos como "narrativas visuais" que interferem intencionalmente com o território metropolitano num exercício de representação autorreflexiva de seu próprio processo de mudança urbana. Esta rede de espaços públicos e coletivos constituirá um "Museu Aberto" na AMP, estimulando instituições artísticas e culturais a ampliar seu alcance e participação no espaço público (ver mais info no cap.VIII).

As ideias chave presentes neste concurso de Desenho e Fotografia (DPIc) sobre as 14 Faculdades da U. Porto são as de abrir a Universidade à Sociedade Civil, através dos diversos projectos submetidos, mostrando a riqueza multifacetada de actividades, vivências e arquitecturas que assistem às 14 Faculdades do Porto e dos seus diversos espaços de vivência e trabalho.

Os candidatos, individualmente ou em equipa, deverão explorar de forma criativa o universo do Desenho e da Fotografia transmitindo, por um lado, um “outro olhar” sobre cada Faculdade e a forma como se relaciona com a Cidade, ou seja, uma visão crítica e poética sobre os espaços e vivências que as caracterizam e dão identidade, revelando facetas que antes estavam invisíveis ou esquecidas. Por outro lado, oferecer uma visão prospectiva e utópica sobre estes espaços de ensino o que significa um trabalho onde o desenho e a fotografia estão presentes e direcionam o desígnio do criador como instrumentos do pensamento e imaginação permitindo ampliar uma ideia de Arquitectura e de Cidade, bem como da apropriação e vivência dos seus espaços.

O projecto Visual Spaces of Change (VSC) é uma iniciativa grupo de investigação Centro de Comunicação e Representação Espacial (CCRE) do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e do Centro ALGORITMI e Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2Pt)​ da Universidade do Minho, em colaboração com a Associação Cultural CITYSCOPIO.

O projecto de investigação "Visual Spaces of Change", AAC n.º 02/SAICT/2017 (refª POCI-01-0145 - FEDER - 030605) é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).

www.scopionetwork.com

Poster
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-02-24 às 01:55:37