FAUP
Você está em: Início > Notícias > Conferência Arquitetura, equação subjetiva por Ricardo Bak Gordon | Ciclo de Conferências ESCOLAS: Complexidade e Interpretação

Conferência 'Arquitetura, equação subjetiva' por Ricardo Bak Gordon | Ciclo de Conferências ESCOLAS: Complexidade e Interpretação

10 de Abril de 2019 (Quarta-feira), 15h00, Auditório Fernando Távora - FAUP

Arquitetura, equação subjetiva integra o Ciclo de Conferências sobre projetos e obras, pela palavra dos seus autores, do projeto de investigação ESCOLAS: Complexidade e Interpretação. A conferência será proferida pelo Arquiteto Ricardo Bak Gordon, sobre várias intervenções em escolas secundárias, onde se inclui a escola Garcia de Orta, tornando evidente a diversidade de resultados apesar de responderem a um conjunto de fatores aparentemente indutores de uniformidade.

A conferência vai ter lugar no dia 10 de Abril, Quarta-feira, às 15h00, no Auditório Fernando Távora - FAUP, e vai contar com introdução por André Santos, coordenador do projecto de investigação, arquitecto e professor da FAUP. A apresentação do conferencista vai ser feita por João Pedro Serôdio, arquitecto e professor da FAUP.

Ricardo Bak Gordon nasceu em Lisboa em 1967, tendo-se licenciado em 1990 na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa.
É atualmente Professor do Mestrado Integrado de Arquitetura no Instituto Superior Técnico (IST), Lisboa.
Foi Visiting Design Critic, em Harvard GraduateSchoolof Design entre 2015-17, Cambridge, Massachusetts. Foi ainda conferencista e professor convidado em diversas universidades, tais como a Univesidade de Navarra, a Academia de Arquitetura de Mendrisio, a Universidade IUAV de Veneza e a Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona.
Desenvolve atividade como arquiteto desde 1990, e cria no ano 2002 o atelier Bak Gordon Arquitetos que coordena e onde trabalha.
Foi autor do Pavilhão de Portugal na ExpoZaragoza 2008, do Pavilhão de Portugal na Bienal de São Paulo 2007 e do projeto expositivo da 1ª edição da Trienal de Arquitetura de Lisboa 2007. É coautor do projeto para o novo Museu Nacional dos Coches, em Lisboa.
O seu trabalho como arquiteto foi apresentado em diferentes exposições em Portugal, Espanha, Itália, Reino Unido, Alemanha, República Checa, México, Equador, Brasil, Macau, Coreia do Sul e Japão; e publicado em prestigiadas revistas da especialidade.
Foi nomeado para o prémio Mies van der Roheem 2009 e 2011; foi vencedor do prémio FAD 2011 (Barcelona, Espanha), do prémio BIAU 2012 (Cádiz, Espanha), prémio CICA BA 2015 (Buenos Aires, Argentina) e o prémio APCA (São Paulo, Brasil). Foi também representante de Portugal na Bienal de Veneza de 2010, 2012, 2018, e na 2017 Chicago ArchitectureBiennial.

Este Ciclo de Conferências pretende ser um espaço de debate sobre projetos e obras, protagonizadas pelos seus autores, e constitui o primeiro momento de apresentação pública do projeto de investigação ESCOLAS: Complexidade e Interpretação. Este projeto, sediado no CEAU, resulta da colaboração de dois grupos de investigação que, sob a coordenação de André Santos (HPTDeE/AdC), e colaboração de Ana Costa e Silva (AdC), Luís Viegas (DiPDArq/MDT) e Rui Américo Cardoso (DiPDArq/MDT), tem como pano de fundo a transformação arquitetónica dos edifícios escolares intervencionados ao abrigo do programa da Parque Escolar, E.P.E., constituído por um universo de 76 escolas localizadas “a norte” do país.

Patrocínios: ERCO Iluminação Portugal
Parceiro Estratégico: Casa da Arquitectura
Parceiro Media: ROOF - An In & Out Magazine
Apoios Institucionais: Ministério da EducaçãoParque Escolar, E.P.E.Ordem dos Arquitectos - Conselho Directivo NacionalOrdem dos Arquitectos - Secção Regional Norte

+ info
Ciclo de Conferências, Ciclo de Conversas, Exposição, Livro | ESCOLAS: Complexidade e Interpretação

Entrada livre (sujeita à lotação da sala).
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

Copyright 1996-2019 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-03-22 às 00:50:20