FAUP
Você está em: Início > Notícias > Candidaturas: Curso Livre Habitar na Europa: um século de arquitectura, 2.ª edição

Candidaturas online: 2 - 31 de janeiro 2019

linha
Candidaturas Online [2 — 31 de janeiro 2019]
linha

A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) abre candidaturas para o Curso Livre 'Habitar na Europa: um século de arquitectura' coordenado pelo Professor Helder Casal Ribeiro.

A oferta deste Curso Livre 'Habitar na Europa: um século de arquitectura' surge do interesse da temática abordada por docentes estrangeiros de reconhecido mérito internacional convidados a leccionar uma Unidade Curricular optativa no âmbito do Programa de Doutoramento em Arquitectura. Deste modo, abre-se a possibilidade ao público externo de poder assistir ao módulo previsto sob a forma de Curso Livre.

O Curso pretende facultar um conhecimento operativo da história do habitar na Europa, como meio fundamental para uma reflexão profunda da produção arquitectónica contemporânea. A resposta aos problemas actuais da habitação implica o conhecimento e a leitura crítica das experiências anteriormente desenvolvidas.

Esta edição do Curso vai ter como convidado Txatxo Sabater, Professor Jubilado da Escola Tècnica Superior d’Arquitectura del Vallès, UPC-BarcelonaTech.

O Curso vai decorrer nos dias 29 de Março (Sexta-feira), 14h30-20h30, e dia 30 de Março (Sábado), 9h00-13h00, na Casa Cor-de-Rosa, na FAUP.

Txatxo Sabater
Txatxo Sabater é Arquitecto e Doutorado com a tese ‘Primera edad del Ensanche 1859-1872: Arquitectura Doméstica’. Professor Catedrático Jubilado de Composición na Escola de Arquitectura del Vallès - Universitat Politècnica de Catalunya. Responsável pelos programas ‘Introducción a la Arquitectura’, ‘Arquitectura Doméstica Occidental siglos XVIII-XX, - estructura habitacional, cultura material y comportamientos’, ‘Habitat Dissociat’ e ‘Tratados, sistemas y modelos de diferenciación’. Actualmente é coordenador, com Ricardo Guasch, dos programas de pós-graduação ‘Habitat estratégico, Movilidad y Temporalidad’, ‘Diseño del Espacio de Trabajo’ e ‘New Hostelling’ em  ELISAVA - Escuela Superior de Diseño e Ingeniería de Barcelona. Colabora nos programas de mestrado das Universidades de Salamanca, Paris, Pompeu Fabra (Barcelona). Professor convidado nas escolas de arquitectura de Saint-Luc em Bruxelas (Bélgica), Strathclyde em Glasgow (Escócia), Zürich, Lausanne, Mendrisio (Suíça), Zagreb, Cracóvia (Polónia), Montpellier (França), Porto (Portugal), Universidade FUMEC, Belo-Horizonte (Brasil). É autor de diversas publicações, com destaque para ‘Socioeficiencia’ (Universidad de Sevilla, Consejería Fomento  y Vivienda, Junta de Andalucía 2015); ‘Indeterminación…desjerarquización’ (ELISAVA, 2014); ‘Guía de estudio para la Gerohabitación, cohabitación, emancipación’ (UPC-ETSAV, 2009); ‘Nuevos descriptores-nuevos operadores proyectuales’, UPC-ETSAV 2007; ‘Las casas en que viviremos’ (Iberdrola Instituto tecnológico-Gers Barcelona, 1998); ‘Tecnologías disponibles, distribuciones a disposición’ (Junta de Andalucía, 1998); ‘Viure en una màquina de renda’ (Olimpiada Cultural, 1990); ‘Aprendiendo a vivir todavía’ (ETSAV, 1987). Publicou ainda o CD-ROM ‘Cerdà y Barcelona’ (1993) com a teoría urbanística e doméstica de Cerdà no projecto de 1855, plano de extensão e reforma (Plan de Ensanche) da cidade de Barcelona de 1859 e posterior revisão em 1863, e a base de dados ‘Arxiu viu’ que compila uma selecção de operações e projectos habitacionais publicados e/ou realizados com 2.230 registos.

Preço:
70¤ — Comunidade U.Porto (Estudantes, Docentes e Não docentes)
100¤ — Público em Geral

Prazos de candidaturas:
2 — 31 de janeiro 2019

Candidaturas online:
www.fa.up.pt

Poster
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-03-21 às 23:05:56