Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Prolongado prazo de candidaturas até 29 de Julho 2019 | Programa de Doutoramento em Arquitectura (PDA) 2019/2020

Prolongado prazo de candidaturas até 29 de Julho 2019 | Programa de Doutoramento em Arquitectura (PDA) 2019/2020

1ª fase: 2 de Janeiro - 1 de Março 2019 | 2ª fase: 2 de Março - 13 de Maio 2019 | 3ª fase: 14 de Maio - 29 de Julho 2019 (novo prazo de candidatura!)

linha
Candidaturas Online [3.ª fase: 14 de Maio — 29 de Julho 2019, novo prazo de candidatura]
linha

O prazo para apresentação de candidaturas ao Programa de Doutoramento em Arquitectura (PDA) 2019/2020 da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) foi prolongado até 29 de Julho de 2019.

O PDA – Programa de Doutoramento em Arquitectura da FAUP visa assegurar uma formação qualificada de nível de Terceiro Ciclo de Estudos onde as questões da arquitectura, da organização do espaço e da representação são articuladas com o exercício da crítica e do pensamento teórico, consubstanciando um entendimento rigoroso e inovador das práticas de projeto e da investigação, numa perspetiva interveniente disciplinar cultural e social.

As opções de estudos contemplam diferentes aspetos de Teoria e Práticas de Projeto, do Projeto do Espaço Habitacional e Formas de Habitar, da Arquitectura: Teoria Projeto História, de Dinâmicas e Formas Urbanas e do Património Arquitectónico. A oferta é complementada por unidades curriculares optativas que aprofundam matérias específicas associadas às opções de estudos e contribuem para uma abertura de perspetivas, no concurso da arte e da cultura, da política e da sociologia, da ciência e da matemática, da filosofia, da história e do desenho, para a definição de um terreno multidisciplinar de suporte à preparação da tese de doutoramento.

O trabalho de elaboração da tese beneficia de um estreito contacto com docentes e investigadores da Faculdade e de outras instituições, que transportam os seus específicos interesses de investigação para os círculos de debate formados com os estudantes nas diferentes unidades curriculares. Todavia é igualmente importante o seguimento individual e particular de cada um dos estudantes, considerando o seu enquadramento tutorial e formação, atentos a perspetivas e interesses de investigação de cada um dos doutorandos.

A estrutura do primeiro ano curricular compreende um âmbito comum de ensino-aprendizagem de conhecimentos avançados de teoria e metodologia, no domínio da arquitectura e do urbanismo, articulado com percursos alternativos de formação, que se organizam em função das opções de estudos. O 1.º ano curricular finaliza com a apresentação e defesa do Projeto de Tese em Painéis de Aferição.

Os dois anos subsequentes são dedicados à elaboração da tese, sob orientação científica de um docente ou investigador da Faculdade de Arquitectura ou da Universidade do Porto, eventualmente integrado numa equipa de coorientadores (inclusive externos à instituição). A prossecução dos trabalhos da tese é acompanhada e monitorizada através da realização das Práticas de Investigação e da revisão da problemática da tese, com a apresentação do Relatório de Progresso, no início do 3.º ano do programa de doutoramento.

No ano letivo de 2019/2020, o calendário académico do Curso de doutoramento irá considerar períodos de tempos letivos de contacto intercalados por períodos que não requerem a presença dos estudantes na Instituição. Os períodos de presença na Faculdade, com aulas e tempos de contacto, serão de oito semanas, entre o início do ano letivo, no final de setembro, até meados de novembro; oito semanas entre o final de janeiro e março de 2020, e quatro semanas, entre maio e início de junho, que se concluem com os Painéis de Aferição.

Docentes da FAUP que colaboram regularmente com o PDA: Alexandre Alves Costa; Álvaro Domingues; Ana Silva Fernandes; Carlos Machado; Domingos Tavares; Gonçalo Furtado; Helder Casal Ribeiro; João Pedro Xavier; Joaquim Moreno; José Miguel Rodrigues; José Quintão; Luís Pedro Silva; Luís Soares Carneiro; Luís Viegas; Madalena Pinto da Silva; Manuel Fernandes de Sá; Manuel Mendes; Marta Oliveira; Nuno Valentim Lopes; Pedro Alarcão; Raquel Paulino; Rui Braz Afonso; Rui Mealha; Rui Póvoas ; Rui Ramos; Teresa Calix; Teresa Cunha Ferreira; Vítor Silva. No âmbito do PDA, têm participado como Docentes Convidados: Ana Tostões (IST); Aurora Carapinha (U. Évora); Carmen Espegel (ETSAM); Jorge Figueira (DARQ-FCTUC); José Aguiar (FAUL); José António Bandeirinha (DARQ-FCTUC); José Virgílio Borges Pereira (FLUP); Nuno Grande (DARQ-FCTUC); Paulo Farinha Marques (FCUP); Paulo Tormenta Pinto (ISCTE-IUL); Txatxo Sabater (ETSAV-UPC).

O PDA tem a duração de três anos (180 ECTS), inclui um primeiro ano curricular (60 ECTS), seguido de dois anos destinados à elaboração da Tese de Doutoramento.

O Programa de Doutoramento em Arquitectura é um ciclo de estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), corresponde a 180 créditos e tem uma duração mínima de seis semestres (2 semestres curriculares).

O valor da propina para estudantes nacionais é de 2.750,00 ¤, para estudantes internacionais oriundos da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) é de 3.000,00 ¤ e não pertencente à UE (União Europeia)/CPLP, a propina é de 3.750,00 ¤.

Prazos de candidaturas:
1ª fase: 2 de Janeiro — 1 de Março 2019
2ª fase: 2 de Março — 13 de Maio 2019
3ª fase: 14 de Maio — 29 de Julho 2019 (novo prazo de candidatura)

Critérios de seriação:
Percurso Académico - 40%
Currículo Científico/Profissional - 40%
Carta de Motivação - 20%

Elementos constantes no processo de candidatura:
Entre os documentos a apresentar e que são exigidos no formulário de candidatura, deve-se incluir:

1- Um 'Documento/realização mais representativo do Percurso Científico/Profissional do candidato':
O candidato deverá eleger um documento/realização (publicação, projecto, obra) mais representativo do Percurso Científico/Profissional. (este documento deverá ser incluído no formulário no campo 'Outros documentos que considere pertinentes para a aplicação dos critérios de seriação'

2- 'Carta de Motivação' (cujo desenvolvimento não deveria exceder aproximadamente 4000 caracteres):
Uma 'Carta de Motivação', em que o candidato elucida as razões da sua candidatura, apresenta o “Documento/Realização mais representativo do Percurso Científico/Profissional do candidato” e expõe a ideia de possível investigação, fundamentando a preferência manifestada por uma das Opções de Estudos.

Critérios e requisitos de admissão:
www.fa.up.pt

Candidaturas online:
www.fa.up.pt

Poster
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-03-19 às 07:54:47 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias