Você está em: Início > Notícias > Docentes FAUP | Exposição Físicas do Património Português. Arquitetura e Memória

Docentes FAUP | Exposição 'Físicas do Património Português. Arquitetura e Memória'

5 de Dezembro de 2018 - 22 de Setembro de 2019, Museu de Arte Popular (Lisboa)

A exposição 'Físicas do Património Português. Arquitetura e Memória' visa "celebrar bons exemplos de reabilitação em património arquitectónico, reflectir sobre a história da intervenção patrimonial, cruzar o tema com debates contemporâneos".

Com curadoria de Jorge Figueira e assistência à curadoria de Carlos Machado e Moura, a exposição estrutura-se segundo Estados da Matéria. Em Líquido, apresentam-se 12 projectos recentes de João Luís Carrilho da Graça, Adalberto Dias, Manuel Graça Dias/Egas José Vieira, Gonçalo Byrne/João Pedro Falcão de Campos, Gonçalo Byrne/Patrícia Barbas/Diogo Seixas Lopes, João Mendes Ribeiro, António Belém Lima, João Carlos dos Santos, Alexandre Alves Costa/Sergio Fernandez, Paulo Providência, Álvaro Siza/Eduardo Souto de Moura, Nuno Brandão Costa; em Sólido apresentam-se 6 lugares identitários em maquetes de Alvaro Negrello – Forte da Ínsua (Caminha), Alta de Coimbra, Torre das Águias (Mora), Evoramonte, Cabo Espichel, Sagres; e em Gasoso, em duas estruturas circulares, 2 lugares em transformação – a Baixa de Lisboa e do Porto, pelo olhar de Nuno Cera e Inês D’Orey.

Interpelam-se 5 personalidades sobre a relevância da arquitetura portuguesa, a memória do Estado Novo, o património colonial, a revolução do turismo (Outros Estados da Matéria) — Alexandre Alves Costa, Walter Rossa, Raquel Henriques da Silva, Rui Tavares e Paulo Pereira — e coloca-se um século e meio de políticas e obras patrimoniais em cronologia.

A exposição está patente no Museu de Arte Popular, em Lisboa, na sala das Beiras e na sala da Estremadura, Alentejo e Ribatejo. Realiza-se no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural 2018, tem projecto expositivo de Pedro Pacheco e design gráfico de R2.

+ info
www.patrimoniocultural.gov.pt

Poster
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas