FAUP
Você está em: Início > Notícias > Exposição Aires Mateus Arquivo - 1998-2018

Exposição 'Aires Mateus Arquivo - 1998-2018'

até 31 de Janeiro de 2019, Convento de Cristo (Tomar)

A exposição "Aires Mateus Arquivo - 1998-2018" percorre os últimos 20 anos do Atelier Aires Mateus e está patente até 31 de Janeiro de 2019, no Convento de Cristo, em Tomar.

Para esta retrospectiva, os arquitectos Manuel e Francisco Aires Mateus escolheram 54 projetos, apresentados em 91 maquetes, nas salas do Noviciado do Convento da Ordem de Cristo.

Esta exposição de Arquitectura acontece no âmbito da parceria entre a Direção Geral do Património Cultural - Convento de Cristo, a Delegação do Centro da Ordem dos Arquitectos - Secção Regional Sul, que trouxe já ao monumento Património Mundial da Humanidade UNESCO, exposições dos arquitectos Souto de Moura e Carrilho da Graça.

Manuel e Francisco Aires Mateus nasceram em Lisboa em 1963 e 1964. Formaram-se na Faculdade de Arquitectura /U.T.L. em 1986 e 1987 respetivamente. Começaram a colaborar com o arquitecto Gonçalo Byrne a partir de 1983. Em 1988 começaram a desenvolver projetos enquanto autores. O atelier Aires Mateus é fundado nessa altura pelos dois irmãos, embora ocupando ainda um espaço dentro do atelier do arquitecto Gonçalo Byrne.

A crescente escala de projetos fez com que se estabelecessem num espaço maior e autónomo para responder às solicitações de trabalho. Desde então, a dimensão e quantidade de trabalho tem sido prolífica, resultando em diversos prémios de arquitectura nacionais e internacionais. A visibilidade do seu trabalho originou convites para realizar conferências e lecionar em várias instituições internacionais, como a Graduate School of Design em Harvard, a Accademia de Arquitectura de Mendrisío entre outras em Portugal. Neste momento, a estrutura abrange dois escritórios, ambos em Lisboa, e estabelece diversas parcerias com ateliers locais para o desenvolvimento de projetos internacionais.

Manuel Aires Mateus foi Prémio Pessoa em 2017.

www.patrimoniocultural.gov.pt

Aires Mateus

Foto: Manuel e Francisco Aires Mateus. Site DGPC. Disponível em www.patrimoniocultural.gov.pt
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas