FAUP
Você está em: Início > Notícias > Conferência Robbrecht en Daem architecten | Matéria : conferências brancas [Matter: the white conferences]

Conferência Robbrecht en Daem architecten | Matéria: conferências brancas [Matter: the white conferences]

22 de Novembro de 2018 (Quinta-feira), 18h30, Auditório Fernando Távora - FAUP

Os arquitetos Paul Robbrecht e Johannes Robbrecht do atelier Robbrecht en Daem architecten vão apresentar a conferência intitulada An Architectural Anthology no âmbito do Ciclo Matéria: conferências brancas [Matter: the white conferences].

A sessão está agendada para o dia 22 de Novembro (Quinta-feira), às 18h30, no Auditório Fernando Távora - FAUP.

Sinopse da conferência
Sob o título An Architectural Anthology, Paul e Johannes Robbrecht abordarão os temas chave que conduzem a sua pratica projetual, com destaque para o fascínio por números, colaborações com artistas e abordagem dialogante com a obra dos mestres da arquitectura (Mies van der Rohe, Victor Horta, Henry van de Velde e Marcel Breuer).

O trabalho de Robbrecht en Daem architecten, criado em 1975, pretende ser atemporal, durável e focado, mas acima de tudo subserviente e discreto - em suma, "Um Lugar Inesquecível".
A qualidade invariável da sua obra é o resultado de uma visão arquitetónica precisa e consistente que a dupla fundadora Paul Robbrecht (1950) e Hilde Daem (1950) caracterizou desde o início, e que ainda hoje forma a base da sua abordagem meticulosa, com uma visão única sobre o uso da cor, proporção e materialidade.
Em 2002, Johannes Robbrecht (1977) juntou-se a Robbrecht en Daem architecten, onde trabalha como parceiro desde 2012.
Uma característica distintiva da sua prática são os edifícios culturais, como a sala de concertos em Bruges, arquivos e bibliotecas, bem como as restaurações emblemáticas de obras modernistas, incluindo a Universidade de Ghent, biblioteca de Henry van de Velde e uma maqueta 1: 1 do Golf Clubhouse por Mies van der Rohe em Krefeld (Alemanha). Desde o início de 2016, o escritório trabalha num edifício de 55.000 m² para a empresa de radiodifusão flamenga VRT.
O trabalho de Robbrecht en Daem foi reconhecido com múltiplos prémios e distinções internacionais, e continua a ser publicado e exibido internacionalmente.

Organização: José Miguel Rodrigues | Helder Casal Ribeiro | Pedro Borges de Araújo
Design gráfico | Marta Ramos
Apoio: FAUP | Jofebar

Entrada livre (sujeita à lotação do espaço).
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

Poster Paul Robbrecht e Johannes Robbrecht

Imagem Paul Robbrecht e Johannes Robbrecht
DR
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas