FAUP
Você está em: Início > Notícias > Exposição fotográfica :encontro entre Portugal e Europa de Leste

Exposição fotográfica ':encontro' entre Portugal e Europa de Leste

17 de Novembro - 10 de Dezembro de 2018, OKNA - Espaço Cultural (Porto)

:encontro (encounter) é uma iniciativa criada para fortalecer a ligação artística entre Portugal e a Europa de Leste. Apresenta-se como uma série de exposições coletivas em vários suportes com o objetivo de construir, partilhar e apreender a dimensão das artes colaborativas e da cultura.

A OKNA - Espaço Cultural convida os artistas a conhecer, divulgar e ganhar experiência enquanto o público é convidado a descobrir a inesperada dualidade que liga Portugal e o Novo Leste.

A série fotográfica 'Alguém Esteve Aqui' de Ana Rita Vale e André Calvete, antigos estudantes da FAUP, traduz a relação entre o território português e os seus habitantes. Apesar da aparente ausência de presença humana nas fotografias, estas revelam gestos específicos que alguém deixou nesses lugares. Em todos estes registos sente-se uma ingénua capacidade de se organizar o espaço. Quem por lá passou demonstrou honestidade arquitectónica sem estar, à partida, a catalogar as suas intenções. → FRAGMENTOS URBANOS - Olja Tria¨ka Stefanovič Nos últimos 15 anos tenho focado o meu trabalho na relação entre o homem e o espaço. Interessavam-me os espaços desumanizados, isolados, perdidos e privados das suas funções básicas. O objetivo da minha investigação visual através da fotografia é abrir e mostrar o impacto que temos no espaço e que o espaço tem em nós, o quanto podemos ser manipulados pelo espaço e porque nos podemos sentir sozinhos na cidade e em sociedade. Fotografo os espaços enquanto abandonados, isolados, rejeitados e apenas como memória de um passado glorioso. Cada espaço fotografado tem a sua história e o seu contexto politico-cultural.

VALECALVETE é uma dupla de arquitectos: Ana Rita Vale (Guimarães, 1992) e André Calvete (Figueira da Foz,1991). Ambos mestres em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto em 2016, tendo estudado em universidades internacionais, nomeadamente FADU-UBA (Buenos Aires) e IUAV (Veneza), e colaborado em escritórios portugueses e suíços. Co-fundadores e curadores do evento “20x20: Ideias em Confronto” e assistentes em diversos eventos de arquitectura. Desde 2015 realizam projectos de arquitectura e fotografia em equipa, tendo alguns dos seus trabalhos figurado em várias publicações físicas e digitais, em Portugal e no estrangeiro.

Oljia Triaska Stevanovic nasceu em Novi Sad, Sérvia na antiga Jugoslávia. Mudou-se para Bratislava, Eslováquia, em 1997. Em 2007 licenciou-se pela Academia de Belas Artes e Design, Departamento de Fotografia e Novos Media em Bratislava, tendo feito o seu doutoramento pela mesma academia no Departamento de Intermedia e Multimédia em 2017. Em 2015 foi fotógrafa do ano na Eslováquia pela Casa da Fotografia da Europa Central, em Bratislava.

facebook.com/culturaokna

Poster
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-12-17 às 08:07:32