FAUP
Você está em: Início > Notícias > Chamada para trabalhos | 3º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira (3°CIHCLB)

Submissão de resumos até 15 de Novembro de 2018

O 3º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira (3°CIHCLB)vai decorrer de 3 a 6 de Setembro de 2019 em Salvador-Bahia, no Brasil.

Este evento, organizado pelo Núcleo de Tecnologia da Preservação e da Restauração (NTPR) e pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU), ambos da Universidade Federal da Bahia, e pela Universidade Federal do Espírito Santo, conta com o apoio do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Universidade do Porto (CEAU-UP), da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e da Sociedade Portuguesa de Estudos de História da Construção (SPEHC). Realiza-se após o sucesso do 1º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira, ocorrido na cidade de Vitória – Espírito Santo – Brasil, em 2013, e do 2º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira, acontecido na Universidade do Porto, em 2016.

O tema da História da Construção tem-se assumido como uma das áreas mais inovadoras e interdisciplinares, congregando historiadores, arqueólogos e historiadores da arte, mas também engenheiros, arquitetos e outros profissionais de áreas afins. As reflexões geradas nestes encontros são fundamentais para o resgate da memória dos materiais e técnicas construtivas, permitindo compreender como se dá a formação do patrimônio edificado e suas transformações, e fornecendo subsídios que possibilitarão intervenções de forma mais adequada. Diante do interesse pelo tema no Brasil e em Portugal, o presente congresso pretende constituir um fórum de debates sobre a história da construção e a ciência da conservação, nas suas múltiplas dimensões. Objetiva-se promover o intercambio de experiências e impulsionar os estudos sobre a história dos processos construtivos entre os dois países, por meio do estabelecimento de vínculos com instituições e pesquisadores especializados, dedicados aos estudos dos materiais e técnicas construtivas históricas.

O congresso terá como línguas de trabalho, o português e o espanhol.

Local
O 3º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira será sediado na Faculdade de Arquitetura da UFBA e na Escola Politécnica, unidades da Universidade Federal da Bahia.

Eixos temáticos e abordagens
O evento está organizado em dois eixos principais, com abordagens específicas:

Materiais, Técnicas e História da Construção
Materiais e técnicas tradicionais (pedra, materiais cerâmicos, madeira, terra, ferro, etc.);
Construção e industrialização (aço, concreto, vidro, novos materiais, etc.);
Obras de arte e território (pontes, estradas e obras hidráulicas);
Construções militares;
Profissionais e artífices da construção;
Máquinas, equipamentos e utensílios;
História da construção e a construção da cidade;
História da construção e a ciência da conservação.

Formação e Disseminação do Conhecimento Técnico e Científico
Literatura técnica (manuscritos, publicações, iconografia, representação) e formação dos construtores;
Inovação, trocas e controvérsias científicas e técnicas;
Gestão, códigos e regulamentos da construção;
Ensino da história da construção;
Historiografia da construção: métodos, fontes, etc.

Datas importantes

Abertura da “Chamada para trabalhos”: 30 de Junho de 2018
Submissão de resumos: 15 de Novembro de 2018
Notificação da aprovação de resumos: 30 de Janeiro de 2019