FAUP
Você está em: Início > Notícias > Ciclo de Aulas Abertas: Aveiro e os territórios da água | Dinamismo e coesão

Ciclo de Aulas Abertas: Aveiro e os territórios da água | Dinamismo e coesão

Outubro de 2018 - Maio 2019, Edifício Parcauto, Praça Coronel Pacheco - Porto

Aveiro

O Ciclo de Aulas Abertas – Aveiro e os territórios da água – procura promover e abrir a todos os interessados uma reflexão alargada e de carácter multidisciplinar sobre o núcleo urbano de Aveiro eminentemente relacionado pela história e pelos valores da sua identidade aos territórios da água e do salgado.

Discutindo diferentes pontos de vista, métodos de abordagem e instrumentos de observação e interpretação da complexidade este Ciclo de Aulas Abertas procura apresentar um conjunto diversificado de temas e de autores/actores que têm vindo a reflectir sobre a área de estudo proposta para o exercício da unidade curricular Projecto 5 do Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP, no ano lectivo 2018/2019.

Reconhece-se que a realidade urbana combina materiais, processos e actores muito diversos numa simultaneidade de situações que são a matéria-prima diversa e contraditória da análise e do projecto.

Assim, reflectindo a partir da ocupação que se desenvolve entre a A25 e a N109, um território relativamente mais denso atravessado pela Linha Férrea do Norte, evidencia-se, sobretudo, a necessidade de repensar Aveiro numa perspectiva sistémica, procurando proporcionar as condições que permitam o desenvolvimento de uma reflexão aprofundada sobre a sua condição urbana.

Qualificar as ligações entre espaços urbanos, espaços de fronteira e espaços fortemente marcados pelos valores ecossistémicos e paisagísticos e garantir o inter-relacionamento e a coesão entre os diferentes contextos, pressupõe atender à diversidade de programas e às dinâmicas em presença.

Coordenação:
Teresa Calix

Organização:
Docentes das Unidades Curriculares Projecto 5 e Teoria 4 (Territórios e Formas Urbanas): Grupo de investigação Morfologias e Dinâmicas do Território do CEAU-FAUP

Programa:

Sessão 3: 'Regeneração do centro de Aveiro: Consolidar é preciso! A importância da Avenida e da Ponte Praça' por Frederico Moura e Sá
13 Novembro 2018 | Edifício Parcauto, Praça Coronel Pacheco - 11h00

Frederico Moura e Sá
Licenciado em Engenharia Civil pela FEUP (Opção de Planeamento do Território, Transportes e Ambiente), Mestre em Planeamento do Território pela UA (Ordenamento da Cidade) e Doutor em Arquitectura pela FAUP (Perfil de Urbanismo). É docente da Universidade de Aveiro (UA) e membro do GOVCOPP desde 2008, onde tem estado envolvido em diversos projetos de investigação e de prestação de serviços nas áreas da reabilitação urbana, do planeamento urbano e da mobilidade. Iniciou a sua atividade profissional em 2003, enquanto investigador do CITTA e colaborador da SPTTA (FEUP), onde esteve envolvido em diversos projetos, nomeadamente: no Estudo para a Reabilitação da Baixa do Porto, na revisão do PDM de Chaves, na elaboração de “Planos de Mobilidade Sustentável” para vários concelhos, no Plano Estratégico para a 2ª Fase do Metro do Porto e na Avaliação do Impacto Global da 1ª fase do Projeto do Metro do Porto na cidade e área metropolitana. Mais recentemente esteve a coordenar o Estudo para a Expansão da Rede de Metro do Porto (2016) e é atualmente sócio-gerente da Jorge Carvalho Urbanistas onde tem desenvolvido diversos projectos associados ao Planeamento do Território e da Mobilidade. Tem como principais áreas de interesse: o planeamento do território e da mobilidade, o espaço público e as infraestruturas urbanas.

Linha horizontal

Sessão 2: 'Aveiro - História e Forma Urbana. Território, Cidade e Arquitectura’ por Rui Tavares
18 de Outubro de 2018, 11h00 | Edifício Parcauto, Praça Coronel Pacheco - Porto

Rui Tavares
Aveiro (1957), Historiador, Doutoramento ("Recentrocidade. Memória e Refundação Urbana. Território. Cidade. Arquitectura"), Assistente do Professor Fernando Távora desde 1980, Professor da História da Arquitectura Antiga e Medieval e de História da Cidade do Porto no MIARQ e de Teorias de Reabilitação da Cidade no CEAPA-Curso de Estudos Avançados em Património Arquitectónico, Investigador no CEAU-FAUP/FCT, integrou a equipa do PDM de Aveiro sob coordenação do Prof. Arq. Fernandes de Sá e é autor do Mapa de Arquitectura de Aveiro.

Sessão 1: 'As diferentes velocidades de Aveiro' por Ângela Cunha
16 de Outubro de 2018, 11h00 | Edifício Parcauto, Praça Coronel Pacheco - Porto

Ângela Cunha
Divisão de Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo da CMA.
A relação profissional com Aveiro começou há 15 anos, tendo iniciado essa ligação através da Sociedade Aveiro Polis, e só mais tarde veio a acontecer a integração nos quadros do Município. Os contributos enquanto arquiteta têm acontecido em diferentes escalas, desde o desenho de espaços e edifícios públicos até ao planeamento territorial. Em 2014, inicia as funções na Divisão de Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo onde colabora na definição de estratégias de desenvolvimento sustentável, acompanhando diferentes intervenções e projetos financiados. Fez parte da equipa que elaborou o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro e que irá orientar as principais intervenções de reabilitação urbana da cidade nos próximos anos. Dos diferentes projetos destaca-se ainda a participação em projetos europeus como forma de contactar com outras realidades permitindo uma troca de conhecimentos à escala europeia.
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-11-14 às 03:19:54