FAUP
Você está em: Início > Notícias > Conferência por Nivaldo Andrade: A preservação do Património moderno no Brasil: avanços e desafios

Conferência por Nivaldo Andrade: 'A preservação do Património moderno no Brasil: avanços e desafios'

30 de Outubro de 2018, Terça-feira, 18h30, Sala Plana - FAUP

O arquitecto Nivaldo Andrade, presidente da Direcção Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), vai apresentar na FAUP no dia 30 de Outubro, às 18h30, a conferência intitulada 'A preservação do património moderno no Brasil: avanços e desafios'.

Apresentação do conferencista pela arquitecta Teresa Ferreira, Professora Convidada da FAUP e Investigadora do CEAU-FAUP. A sessão será antecedida por uma apresentação do Professor Rui Póvoas, Director do CEAU.

Nivaldo Andrade é arquiteto e urbanista e mestre e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Desenvolveu pesquisa pós-doutoral em 2017 junto à École d'Urbanisme de Paris / Université de Paris-Est Créteil. Atualmente é Presidente Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), professor adjunto da Faculdade de Arquitetura da UFBA e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) e do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE) da mesma instituição. Foi Secretário Executivo da Federación Panamericana de Asociaciones de Arquitectos (FPAA) e Presidente do IAB-BA. É membro do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Tem publicado extensivamente no Brasil e no exterior sobre arquitetura moderna e contemporânea brasileiras, sobre políticas públicas de preservação do patrimônio cultural no Brasil, sobre teorias da conservação e do restauro e, principalmente, sobre a relação entre projeto arquitetônico contemporâneo e patrimônio edificado. É membro do Comitê Científico do Congresso Mundial de Arquitectos da Union Internationale des Architectes (UIA), que se realizará no Rio de Janeiro em julho de 2020. É sócio-fundador do escritório A&P Arquitetura e Urbanismo, com projetos de intervenção executados em diversos sítios urbanos brasileiros incluídos na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco, como Salvador, Goiás e São Luís. Os projetos da A&P Arquitetura e Urbanismo foram publicados, expostos em premiados no Brasil e em países como Argentina, Chile, Equador, Inglaterra e Itália.

Entrada livre (sujeita à lotação do espaço).
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

Nivaldo Andrade
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-11-14 às 03:14:08