Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FAUP
Você está em: Início > Notícias > Exposição Infinito Vão - 90 Anos de Arquitetura Brasileira

Notícias

Exposição 'Infinito Vão - 90 Anos de Arquitetura Brasileira'

28 de Setembro de 2018 - 28 de Abril de 2019, Casa da Arquitectura (Matosinhos)

'Infinito Vão – 90 Anos de Arquitetura Brasileira' é o nome, inspirado na música e na voz de Gilberto Gil, da exposição que a Casa da Arquitectura (CA) – Centro Português de Arquitectura inaugura no dia 28 de Setembro, com curadoria de Fernando Serapião e Guilherme Wisnik.

Para a Casa da Arquitectura, "'Infinito Vão' é o resultado de um processo de dois anos de trabalho que a Casa da Arquitectura levou a cabo no Brasil, reunindo um património com mais de 200 doações que vai integrar o acervo permanente da Casa".

Entre os autores representados na mostra estão os arquitectos Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, MMM Roberto, Sergio Bernardes, Roberto Burle Marx, Vilanova Artigas, Lina Bo Bardi, Rino Levi, Severiano Mario Porto, João Filgueiras Lima (o Lelé) e Paulo Mendes da Rocha.

A maior parte da coleção é dedicada à fase contemporânea, que compreende o período dos anos de 1980 até os dias atuais. Esta parte da colecção é constituída por criações de profissionais de gerações mais jovens e em plena actividade, como Marcos Acayaba, Brasil Arquitetura, Angelo Bucci, Andrade Morettin e Carla Juaçaba, entre outros.

A mostra será acompanhada por uma extensa programação paralela, com co-curadoria de Nuno Sampaio, director executivo da CA, que acontecerá até Abril de 2019 e prevê a realização de actividades em Portugal e no Brasil.

A inauguração acontecerá a partir de 28 de setembro com a abertura da exposição 'Infinito Vão', com visitas guiadas pelos curadores e da mostra 'Duas Casas', de Paulo Mendes da Rocha na Galeria da CA. O evento inaugural estende-se ao longo do fim de semana propondo conferências, cinema, lançamento de livros e um concerto. Os três dias são de entrada livre e culminam com a atribuição do título de Sócio Honorário aos doadores brasileiros e ao arquitecto e Pritzker brasileiro Paulo Mendes da Rocha.

Para além do extenso programa paralelo que decorrerá em Portugal, também o Brasil irá receber em Outubro, um programa de debates, mesas-redondas e momentos musicais alusivos.

+ info
casadaarquitectura.pt

'Infinito Vão - 90 Anos de Arquitetura Brasileira'

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-12-14 às 17:46:47