FAUP
Você está em: Início > Notícias > Exposição Diploma Project

Exposição Diploma Project

29 de Agosto a 28 de Setembro de 2018, 10h00-19h00, Segunda-Sábado, Átrio Superior do Auditório Fernando Távora - FAUP

A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) organiza, de 29 de Agosto a 28 de Setembro de 2018, no Átrio Superior do Auditório Fernando Távora, a exposição Diploma Project. Com curadoria de Raquel Paulino e Rodrigo Coelho, a exposição Diploma Project integrou a programação da EAAE Annual Conference + General Assembly 2018, realizada na FAUP, de 17 de Agosto a 1 de Setembro.

Diploma Project
Desde a sua criação, no Porto, o Ensino da Arquitectura assentou numa formação eminentemente prática, numa desejada e afirmada aproximação dos alunos ao exercício da arquitetura em contexto real e profissional.

Em 1936, cinco anos após a publicação da Reforma de 31, com a qual saiu reforçada uma formação em arquitetura de natureza individual e artística, assistiu-se a uma reformulação do modelo de conclusão do curso com a regulamentação da prova do CODA, Concurso para Obtenção do Diploma de Arquitecto. Numa crescente aproximação a problemas e contextos de intervenção reais e num momento de mudança de paradigma no ensino da arquitetura marcado pela passagem de um currículo de formação de matriz Beaux-Arts, para um currículo de matriz Moderna são apresentados, ao longo de quatro décadas diversos CODA.

Sob as direções de Marques da Silva e Carlos Ramos, três gerações de arquitetos formados na então EBAP e ESBAP - Escola de Belas Artes do Porto e Escola Superior de Belas Artes do Porto - de entre os quais se destacam Viana de Lima, Delfim Amorim, Mário Bonito, José Carlos Loureiro, Fernando Távora e Álvaro Siza, contribuíram, através da sua ação pedagógica e prática profissional, para a renovação e prestígio alcançado pela Escola do Porto.

Em julho de 1941, Viana de Lima apresentou o seu CODA com base no desenvolvimento do projeto de uma Biblioteca Pública. Em 1947, em maio e dezembro respectivamente, Delfim Amorim e Mário Bonito desenvolveram projetos para uma casa e para um pavilhão expositivo. Em abril e maio de 1950 e em maio de 1965, José Carlos Loureiro, Fernando Távora e Álvaro Siza desenvolveram também eles projetos através dos quais exploraram novas concepções para o programa doméstico, a par de uma nova linguagem arquitectónica.

Aos CODA sucedeu a apresentação e discussão de um Relatório de Estágio, de natureza eminentemente prática e posteriormente a apresentação e discussão de uma Prova Final, eminentemente teórica. Em 2008, no contexto do processo de adequação à Declaração de Bolonha, o Curso de Arquitectura da Escola do Porto passou a designar-se MIArq, Mestrado Integrado em Arquitectura, tendo-se assistido a uma nova reformulação do modelo de conclusão do curso, que passa a ser, desde essa data até hoje, a elaboração e apresentação pública de uma Dissertação.

Em 2017, Ana Fontainhas, Fábio Santos, Flora di Martino, Francisco Ferreira, Francisco Pereira, Francisco Sá, Inês Beleza e Pedro Xavier, apresentaram e defenderam as suas dissertações de MIArq, integrando o grupo de alunos que opta por desenvolver uma dissertação teórico-prática, que se estrutura a partir do desenvolvimento de um projeto e de uma reflexão crítica que parte e se desenvolve em torno do projeto.

Com esta exposição procura-se colocar em confronto diferentes modelos de conclusão do curso de arquitectura na Escola do Porto, desde os anos 30 até à actualidade, a partir de uma selecção de CODAs e de dissertações de MIArq que têm por base e em comum o desenvolvimento e apresentação de projectos.

A exposição Diploma Project vai estar patente na FAUP de 29 de Agosto a 28 de Setembro de 2018, no Átrio Superior do Auditório Fernando Távora da FAUP, de Segunda a Sábado, das 10h00 às 19h00. A entrada é livre.

eaae2018porto.arq.up.pt