FAUP
Você está em: Início > Notícias > Docentes da FAUP seleccionados para o Mies van der Rohe Award

Docentes da FAUP seleccionados para o Mies van der Rohe Award

A Ordem dos Arquitectos foi convidada a apresentar 5 nomeações para a edição de 2019 do Prémio Mies van der Rohe

A Ordem dos Arquitectos (OA) anunciou as cinco obras seleccionadas para a edição de 2019 do Mies van der Rohe Award.

Entre os projectos seleccionados, estão os projectos para o Hotel Rural Casa do Rio de Francisco Vieira de Campos, Professor Convidado da FAUP, e o Jardim Botânico do Porto: Reabilitação da Casa Andresen e da Casa Salabert e das Estufas de Franz Koepp da autoria de Nuno Valentim, Professor da FAUP, Frederico Eça e Margarida Carvalho.

Para além destas, foram também seleccionadas para o Prémio a Faculdade de Arquitectura UCL, em Tournai, Bélgica, do atelier Aires Mateus), o Terminal de Cruzeiros de Lisboa  de João Luís Carrilho da Graça e Promise – Casa do Caseiro (Camilo Rebelo, Cristina Chicau e Patrício Guedes).

Adicionalmente, o júri de selecção OA entendeu ainda recomendar, na categoria 'Arquitecto Emergente', o trabalho efémero Pavilhão temporário Jardim de Serralves de Diogo Aguiar.

Ao todo, o júri composto por Daniel Fortuna do Couto, Alberto Souza Oliveira, Carlos Antunes, Paulo Tormenta Pinto e Teresa Novais, apreciou 31 propostas candidatas e escolheu as que, no seu entender, melhor representam 'a produção arquitectónica em Portugal no biénio 2017-2018, contemplando diversas tipologias e enquadramento territorial, apreciadas de acordo com os critérios definidos para o Prémio'.

As cinco obras vão agora integrar o conjunto de nomeadas pelas diversas organizações profissionais, peritos e instituições dos países europeus que será avaliado pelo Júri com vista à constituição de uma lista de finalistas que serão obrigatoriamente visitadas e à atribuição do Prémio, que não pode ficar vago.

O Júri, cuja composição nominal não foi ainda anunciada, será secretariado por Anna Ramos, Directora da Fundación Mies van der Rohe (Barcelona).

O Mies van der Rohe Award tem distinguido diversos arquitectos no espaço europeu tendo, na sua primeira edição (1988), sido atribuído Álvaro Siza pelo projecto do Banco Borges & Irmão, em Vila do Conde.

www.arquitectos.pt

Hotel rural Casa do Rio – Francisco Vieira de Campos
Hotel rural Casa do Rio – Francisco Vieira de Campos © José Campos

Jardim Botânico do Porto: Reabilitação da Casa Andresen e da Casa Salabert e das Estufas de Franz Koepp – Nuno Valentim, Frederico Eça e Margarida Carvalho © Nuno Valentim, Arquitectura e Reabilitação, Lda