FAUP
Você está em: Início > Notícias > Francisco Barata Fernandes (1950-2018)

Francisco Barata Fernandes (1950-2018)

17 de Agosto de 2018

É com extremo pesar e profunda consternação que a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto informa a comunidade académica do falecimento do Professor Catedrático Francisco Barata.

O velório decorrerá hoje (17 de Agosto), das 17h00 às 20h00, no Tanatório de Matosinhos, seguindo-se a cremação amanhã (18 de Agosto), às 11h00, no mesmo local.

A FAUP apresenta as mais sinceras condolências à família, amigos e colegas.

Francisco Barata Fernandes (1950-2018), arquitecto, diplomado na ESBAP, doutorado na FAUP. Desenvolveu investigação sobre intervenções no Património Arquitectónico e em Centros Históricos, em Itália, como Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.
Professor Catedrático, foi Presidente do Conselho Científico da FAUP no mandato 2014-2018 e Presidente do Conselho Directivo da Faculdade entre 2006-2010.
Coordenador da linha de investigação PACT (Património Arquitectónico, da Cidade e do Território) do CEAU/FAUP. Coordenador da parceria internacional USP/UP sobre "Arquitetura, Desenho e Representação: metodologias de desenho no ensino do Projeto". Participou em conferências, seminários ou cursos organizados por diversas Faculdades de Arquitectura nacionais e estrangeiras.
Publicou, entre outros, 'Transformação e Permanência na Habitação Portuense – as formas da casa
na forma da cidade' (tese de doutoramento), FAUP publicações, Porto, 1999. Da actividade profissional refere-se: Projecto da Cooperativa de Massarelos, Porto, (Prémio INH 1996); Projecto de conservação e recuperação do Castelo de Santa Maria da Feira; Projecto de Recuperação da Igreja Matriz de Vimioso; Projecto de Reabilitação do Páteo de S. Miguel, Évora; Projecto da Praça da Cadeia da Relação e do Largo do Olival (Porto 2001); Projecto da Rua do Almada (Porto 2001); Projecto da Marginal de S. Paio Canidelo, V.N. Gaia (Programa Polis). Em 2014 foi distinguido, em conjunto com Nuno valentim e José Luis Gomes (CEFA-UP) com o Prémio João de Almada pelo Projecto de Reabilitação do Edifício de 1928 da Rua Alexandre Braga, autoria do Arq José Marques da Silva.

Francisco Barata