Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FAUP
Você está em: Início > Notícias > Exposição de Fotografia Olhar e Ajudar de Alfredo Cunha

Notícias

Exposição de Fotografia 'Olhar e Ajudar' de Alfredo Cunha

14 a 28 de Maio de 2018, Exterior da Galeria de Exposições da FAUP

A exposição fotográfica itinerante 'Olhar e Ajudar' da autoria do fotojornalista português Alfredo Cunha vai ser apresentada no exterior da Galeria de Exposições da FAUP de 14 a 28 de Maio de 2018.

Esta Exposição, que integrou as comemorações do VII Dia do Voluntário da Universidade do Porto, celebrado anualmente a 5 de Dezembro, é uma coletânea de fotografias que Alfredo Cunha recolheu em vários países do mundo ao longo de toda a sua carreira profissional. Como refere José Leite Pereira na folha de sala, estas fotografias "são imagens de pobreza, de doença, de destruição e de guerra, mas se olharmos melhor há beleza em quase todas elas, a beleza que um Artista consegue pôr nas coisas mais tristes".

Mas o objetivo da exposição é mais do que apresentar imagens de pobreza, doença, destruição e guerra, passa por transmitir uma profunda humanidade na esperança de sensibilizar e interrogar o público que tiver a oportunidade de a visitar.

A exposição está patente de 14 a 28 de Maio e pode ser vista de Segunda a Sexta-feira, das 9h00 às 19h00 (encerra aos Sábados, Domingos e Feriados). A entrada é livre.

Olhar e Ajudar
Pobreza, doença, destruição, guerra. É o que vemos através do olhar de um dos maiores fotógrafos portugueses de sempre. ALFREDO CUNHA correu e corre o País, correu e corre pelas sete partidas do Mundo e o que nos traz são estes gritos a preto e branco no silêncio do papel. São imagens de pobreza, de doença, de destruição e de guerra, mas se olharmos melhor há beleza em quase todas elas, a beleza que um Artista consegue pôr nas coisas mais tristes. E uma profunda humanidade, que nos agarra com insistência a cada foto.
Pedimos que olhem para elas. Que as olhem profundamente e, vendo-as, que se disponham a dar um pouco de vós e do vosso tempo aos outros. O Dia Internacional do Voluntariado comemora-se a 5 de dezembro e a Universidade do Porto expõe estas fotos pensando que elas poderão sensibilizar quem as vê. A que outro olhar, se não ao olhar tranquilo, mas profundo de Alfredo Cunha, poderíamos recorrer para nos ajudar a trazer mais gente para esta causa?
A Universidade do Porto apoia dezenas de grupos, de estudantes e não só, que fazem voluntariado nas mais diversas áreas. Informe-se e Junte-se a nós. Estas fotos interpelam-nos. Responda, vindo também ajudar.
José Leite Pereira (coordenador da UP solidária)

Alfredo Cunha 
Alfredo Cunha começou a sua carreira profissional em 1970. Trabalhou nos principais jornais do País e em agências noticiosas. Foi fotógrafo oficial dos Presidentes da República António Ramalho Eanes e Mário Soares. Recebeu diversas distinções e homenagens, destacando-se a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique e variados prémios de fotografia. Realizou diversas exposições, individuais e coletivas e publicou dezenas de livros, três neste ano de 2017 - “Enquanto Houver Portugueses”, “Mário Soares” e “Guiné Bissau 1974”. É um dos X Photographers da Fujifilm Global.

U.Porto recebe exposição do fotojornalista Alfredo Cunha [vídeo]

+ info
noticias.up.pt

Detalhe de fotografia da exposição 'Olhar e Ajudar', de Alfredo Cunha © direitos reservados.
Exposição 'Olhar e Ajudar' de Alfredo Cunha © direitos reservados.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-05-24 às 20:14:26